João 7.46 “Responderam eles: Jamais alguém falou como este homem.”
Jesus era sem duvida muito inquieto, pois Ele não se com formava com o local o com a quantidade de pessoas alcanças pelo o seu sermão sempre estava buscando mais em cada cidade e não usufruía do conforto de localidade que chegava. (Mc 1.38) “Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim.”
Ele se a costumou com o sol e o frio as longas distancias que Ele percorria pregando nunca foi impedimento para o seu ministério.
Podemos acompanhar que Jesus Cristo Ele tinha três propósitos no ministério de Pregador itinerante podemos afirmar que foi um dos primeiro pregador de grandes cruzadas ao ar livre.
1ª Propósito Ensinar.
Mateus 4.23 “Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre povo.”
Ele buscava o ensino claro e objetivo e simples para todos os tipos gente que se apresentava para Ele não importava se fosse à sinagoga ou ao ar livre na praça ou no deserto.
2ª Propósito pregar o evangelho do Reino
Mateus 9.35 “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.” Ultimo tipo de discurso público é chamado didache(ensino)
A palavra mais característica no NT é Kerusso (mais de 60 vezes), que significa “proclamar como arauto”. No mundo da Antiguidade o arauto era a figura principal para transmitir informações oficiais e todos os decretos reais. Evangelho significa boas novas nos estudos bíblicos atuais no original significa kerygma. Ato 15.21 Tiago faz referência a uma leitura semanal da Torá, na Sinagoga, como pregação.
3ª Propósito de Curar
Mateus 8.16-17 “Chegando a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; Para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças.
Cumpriu-se o propósito de curar na vida de Cristo, mas o importante Ele desprezou o conforto Mateus 8.20 “Mas JESUS lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.”
Pensem bem Cristo ele não estava buscando a construção de uma Igreja. David Wilkerson em sua mensagem ele disse: “Não estava buscando um ministério e nem uma construção de uma Igreja, eu apenas estava sentindo a dor de Deus”
Ele estava como o Profeta Jeremias chorando pelo o povo sentindo a dor Deus. Assim devemos ser sentir essa dor Deus e fazer algo pala a sua obra não devemos esperar um púlpito para pregar o evangelho e nem um a casa bonita para termos conforto para pregar o evangelho.
Autor: Ev. Leandro Ricardo R. Dos Santos Souza.