quarta-feira, 29 de novembro de 2017

BUSCANDO A PIEDADE 1 TIMÓTEO 3-11 Falsos Mestres

 1 TIMÓTEO 3-11

Como te roguei, quando parti para a macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina,
Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
Do que, desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas;
Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.
Paulo também cuidava das Igrejas pelas quais era responsável. Na realidade, ao alistar seus sofrimentos pela causa de Cristo em 2 Coríntios 11:22-28 São hebreus? também eu. São israelitas? também eu. São descendência de Abraão? também eu. São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
Paulo conclui a lista que “além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as Igrejas” (V.28) Como veremos mais adiante, a Igreja de Éfeso era uma das causavam grande preocupação a Paulo, tanto que ele incumbiu Timóteo de continuar o que ele havia começado. Agora, ele está instruindo Timóteo a também cuidar e vigiar. Conheceremos melhor os estágios que levaram ao surgimento da igreja de Éfeso:
Estagio 1: Paulo pregou uma vez em Éfeso, deixando ali Áquila e Priscila com a incumbência de começar uma igreja.(Atos 18.19)
Estagio 2: Paulo voltou a Éfeso, onde permaneceu durante alguns anos pregando e ministrando a um grupo de crentes (Atos 19).
Estagio 3: Quando Paulo foi a Mileto, antes de partir para Jerusalém ele se reuniu com os lideres da igreja de Éfeso para preveni-los contra os falsos mestres (Atos 20.17-38)
Estagio 4: Paulo escreveu a Carta aos Efésios quando estava na prisão em Roma  (entre 60 e 62 d.c)
Estagio 5: Paulo e Timóteo foram a Éfeso para prevenir os crentes contra as falsas doutrinas e a impiedade (Timóteo 1.3).
Estagio 6: Paulo deixou Timóteo em Éfeso para dar continuidade ao ministério (1 Timóteo 1.3)
Estagio 7: Paulo escreveu a carta de 1 Timóteo (entre 62 e 64 d.c) para exortar e encorajar Timóteo no ministério 1Timóteo 3.14-15)      
Embora este seja um relato bastante sucinto de fatos que ocorreram ao longo de seis a oito anos, período de tempos em que a importante e vibrante igreja de Éfeso se firmou, creio que isso pode nos ajudar a formar o contexto histórico para nosso estudo de 1 Timóteo. Agora, vejamos o que podemos aprender sobre cuidar e vigiar com as instruções de Paulo a Timóteo, nosso companheiro de sentinela.
1.      O que Paulo instruiu Timóteo a fazer enquanto ele estava ausente (v.3).
“Te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas a fim de que não ensinem outra doutrina”.
●Doutrina que foi ensinado.
            2.  Compare os resultados das falsas doutrinas e da sã doutrina (v.4)
                  ●A falsa doutrina produz a impiedade, nociva e perigosa, mas a verdadeira doutrina, a sã doutrina, produz o admirável atributo da piedade na vida da igreja e na vida de seus fieis.  
                Sã doutrina       
   ● Edificação piedosa - a sã doutrina promove a obra de Deus
               ● Bons frutos – a sã doutrina procede de um coração puro (v.5)
            Neste versículo 4 os mitos e as genealogias eram provavelmente ensinamentos gnósticos. O Gnósticismo tinha dois extremos: ascetismo, como em 1 Timóteo 4.3 “São líderes que proíbem o casamento e ordenam a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e estão bem firmados na verdade.” E licenciosidade antinomiana, como o texto insinua.
O que é?
Gnósticismo: substantivo masculino, 1.movimento religioso, de caráter sincrético e esotérico, desenvolvido nos primeiros séculos de nossa era à margem do cristianismo institucionalizado, combinando misticismo e especulação filosófica. 2.p.ext. qualquer conhecimento místico das verdades divinas e transcendentes que se referem à condição espiritual do ser humano.
Origens: Embora muitos tenham tentado atribuir ao gnosticismo origens persas, gregas ou egípcias, atualmente aceita-se que o movimento surgiu em um ambiente judaico cristão. Isto não nega a presença de prováveis elementos pré-cristãos no gnosticismo. No entanto, a síntese peculiar de ideias que deram origem ao “Grande Gnóstico” parece ter ocorrido no final do século 1 ou no inicio do século II d.c. É evidente que o movimento teve inicio em um ambiente hebraico-cristão, provavelmente na Síria-Palestina, por causa do grande número de nomes, expressões e ideias semitas que aparecem nos primeiros trabalhos gnósticos, tais como o Apocrifo de João, o Evangelho de Tomê, o Evangelho de Felipe, e presença de ideias cristãs distintas, tais como os sacramentos, Cristo o Redentor, e o apelo às Escrituras do Novo Testamento.
Ascetismo: substantivo masculino 1. doutrina de pensamento ou de fé que considera a ascese, isto é, a disciplina e o autocontrole estritos do corpo e do espírito, um caminho imprescindível em direção a Deus, à verdade ou à virtude. 2. o conjunto de práticas, evitações e comportamentos condicionados por esta doutrina.
licenciosidade antinomiana: antinomismo (gr. Anti, que significa sem, contrario a, gr. Nomos, que significa lei, regra) ou seja, eles adotaram uma vida sem regra, sem lei. O Apostolo João rebateu os ensinamentos dos gnósticos. Quanto á licenciosidade (de quem age indisciplinada e desregradamente) , a palavra grega adikia, como pecado como ato de injustiça, o Novo Testamento recomenda uma vida de santidade e de justiça: “Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” (1 João 2.29)
            3.  Os versículos de 3 a 7 e descreva as características dos falsos mestres.
            Eles ensinavam (v.3) doutrina
            Eles se ocupavam (v.4) Fabulas e genealogias
            Eles promoviam (v.4)discussões
            Eles desviaram (v.6) algumas pessoas destas coisas, perderam-se loquacidade frívola.
            Eles pretendiam ser (V.7) passar por mestres da lei
            Eles não compreendiam (v.7) o que dizem nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações.
            4. Os falsos mestres de Éfeso interpretavam de maneira inadequada o uso legitimo da lei na Igreja. Paulo dispõe-se a esclarecer seus benefícios – a lei não é destinada aos bons ou aos justos(v.9), mas aos injustos (v.9-10), para mostrar-lhes seus pecados e leva-los a Deus. O que Gálatas 3.24 diz a respeito do proposito da lei?
1 Timóteo 1:9,10
Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,
O que é?
Parricida: é o termo empregado para conceituar o individuo que comete assassinato do pai.
Matricida: É a palavra que denomina o individuo que comete homicídio contra a sua própria mãe.
“A lei não condena um homem justo”. A expressão é uma negativa relativa, para ser compreendida dentro do contexto. Não significa que a lei não tenha relação com o justo, para ele, é uma regra justa à qual obedece alegremente, no espirito. O catalogo de pecados aqui apresentados não é a mesma lista dada em outra passagem. Provavelmente esta se referia a problemas em Éfeso.
Gálatas 3.24
 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
A dispensação lei foi um período de disciplina, lei servindo de aio(não mestre, na verdade, apenas um ajudante do mestre, geralmente um escravo cuja tarefa era a de garantir a chegada da criança à escola de segurança). Cristo é o verdadeiro mestre, que nós toma pela a mão e nos mostra o caminho de Deus em termos de graça. “Uma opinião mesquinha sobre a lei leva ao legalismo na religião; uma opinião elevada leva o homem a buscar a graça”. (J. Gresham Machem)

O bom mestre de Cristo

Ele não perde tempo com fabulas e genealogias
Ele promove o crescimento do corpo de Cristo com a palavra
Ele ensina com amor
Ele ensina com consciência
Ele ensina com fé e sem hipocrisia
Ele segue o evangelho da Gloria de Deus.


Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza

Buscando a piedade 1 Timóteo 1.1-2


1 Timóteo 1.1-2 
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,
A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
O que significa piedade: substantivo feminino 1.devoção, amor pelas coisas religiosas; religiosidade. 2.compaixão pelo sofrimento alheio; comiseração, dó, misericórdia. Na carta de 1 Timóteo  buscaremos essa visão que o Apostolo Paulo orientar o seu discípulo de forma pastoral para o cuidado da Igreja.
Provavelmente, o apostolo Paulo pretendia retornar a Éfeso, mas foi impedido de fazê-lo. Assim, ele escreveu estas instruções a Timóteo e aos membros da Igreja de Éfeso para orientá-los sobre como deveriam se conduzir na Igreja e como deveriam crescer no conhecimento do “mistério da piedade” – Jesus Cristo 1 Timóteo 3.16. Conselhos práticos para uma Igreja saudável.
1.      A primeira pessoa citada é Paulo. Que titulo ele dá a si mesmo e a quem ele representa?
Apostolo que significa “aquele que é enviado”, em sentido especifico, o titulo “apostolo” se aplica aos 12 discípulos especialmente escolhidos por JESUS, e a Paulo. Porém, no aspecto mais amplo, o termo “apostolo” diz respeito a um mensageiro do evangelho.
2.      Como recebeu esse titulo?
1 Coríntios 1:1 
Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,
Tito 1:1
Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
            3    Seguir vejamos algumas das características de Deus. Como Deus é descrito no versículo 1?      
      Deus Nosso Salvador revela que Deus é a origem e a fonte suprema salvação.
4    Agora, vejamos a características de Jesus. Como Jesus é apresentado no versículo 1?
     Cristo Jesus nossa esperança – medite nessas piedosas palavras sobre nosso Jesus é a nossa esperança.
            5    Vejamos é Timóteo. Como Paulo se dirige a ele no versículo 2?
Timóteo cujo nome significa “aquele que adora a Deus”, Paulo se dirige a ele como um pai que o alimentou espiritualmente e foi obediente no receber os ensinamentos. PAULO aqui tipifica seu pai, sua mãe, um líder de jovens, um pastor, uma mulher madura, ou até mesmo um amigo que estimule a crescer a na piedade.   
6    O que o texto de Atos 16.1-3 nos revela sobre  Timóteo?
Atos 16:1-3
E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;
Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.
            ● Atos está falando um bom testemunho
Caráter de Timóteo
Filipenses 2:19-22
E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios.
Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado;
Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus.
Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai.
2 Timóteo 1:5
Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
● Aqui também está falando de um testemunho de fé que vem da família.
2 Timóteo 3.15
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
● Aqui fala de um testemunho de busca pelo o sagrado de Deus nas escrituras.
7 Quais as três palavras empregadas por Paulo na saudação e benção que dirigiu a Timóteo(v.2)?
Paulo quis que ele, Timóteo, soubesse que iria para a batalha com três poderosos recursos – a graça, a misericórdia e a paz, que lhe eram concedidos, ou seja, origem das bênçãos por DEUS, o Pai, e o pelo Senhor Jesus Cristo.
A saudação graça (gr. charis) era o olá dos gregos. Mas significa receber o que não se merece. A salvação em Cristo é pela graça (Ef 2.8,9Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”
Misericórdia (gr. eleos) significa não receber [a punição] que na verdade se mereceria. Somente nas epístolas pastorais Paulo quebra seu padrão usual de saudar com a expressão graça e paz, incluindo, na saudação, também misericórdia. Evangelistas e pregadores, certamente, precisam de misericórdia.
 Paz (gr. eirenê) significa reunir o que foi separado. Cristo é a nossa paz (Ef 2.14 “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio”), porque nos une a Deus.




Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"
Manoel Ferreira (Arapiraca, 30 de maio de 1932) é um ministro de culto evangélico e político brasileiro filiado ao Partido Social Cristão (PSC) do estado do Rio de Janeiro. É o Presidente Vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (CONAMAD). Manoel Ferreira foi consagrado a evangelista em 1960 em São Paulo e ordenado pastor em 1964 na Assembleia de Deus de Madureira pelo pastor Paulo Leivas Macalão. Foi presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil(CGADB) de 1983 a 1985. Nesse período, assumiu, em julho de 1983, a presidência da Confederação das Assembleias de Deus Sulamericanas (CADSA), e, em 1986, presidiu a Conferência Pentecostal Sulamericana, em São Paulo. Concorreu à presidência da CGADB novamente em 1987, mas perdeu para o Pr. Alcebiades Pereira Vasconcelos, eleito com 2.140 votos. Assumiu a presidência da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em 1 de maio de 1987. Em 1993 fundou o Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), do qual é Presidente. Em 1997, recebeu o título de bispo pela Igreja Pentecostal de Moscou, para substituir um dos doze bipos líderes daquela igreja russa, que fora apoiada pela AD de Madureira na compra e inauguração do seu primeiro templo, nos jardins da antiga KGB. O título foi reconhecido, em caráter excepcional, pela CONAMAD. Tornou-se presidente vitalício da CONAMAD em 1999. Casado com Irene da Silva Ferreira, desde 5 de maio de 1957, teve cinco filhos (Samuel, Abner, Wagner, Magner e Vasti). É formado em Sociologia pela Faculdade Toledo Pizza de Bauru, em Teologia pela Instituto Bíblico Batista de São Paulo e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi candidato a senador em 2002 e a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa de Luiz Paulo Conde em 2004. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PTB.

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"
Bispo Samuel Ferreira Natural de Garça, interior de São Paulo, Bacharel em Direito pela UNIP. Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus), posteriormente se formou como bacharel, mestre e doutor em teologia. O pastor é Presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP) e também Presidente da CONEMAD-SP ( Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo), Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia (GO). Casado há mais vinte anos com a pastora Keila Ferreira, é pai de Manoel Ferreira Netto, hoje pastor da Assembleia de Deus em Campinas e da evangelista Marinna Ferreira, líder da Frente Jovem do CORAFESP e integrante do ministério de louvor Brás Adoração. É autor de livros, como: ‘Os três grandes conselhos’, ‘Como superar a Crise de Esperança no Mundo’ e ‘Inveja, a síndrome do Punhal’. A Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera e tradicional. Em 2006 ao assumir a Assembleia de Deus no Brás, Pastor Samuel Ferreira de imediato implantou o plano de crescimento, sendo um dos responsáveis por uma grande mudança de mentalidade e costumes na estrutura da Assembleia de Deus.

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"
HOMEM DE DEUS QUE LIDERA A NOSSO MINISTERIO ALI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E TODO O BRASIL DA MESA DA CONVENÇÃO

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"
LIDERANÇA DO MINISTERIO DE MADUREIRA