Miqueias 6.8 “Ele te declarou, ó homem, o que é bom
e que é o que o Senhor pede de ti: pratiques a justiça, e ames a misericórdia,
e andes humildemente com teu Deus.”
Vamos analisa um pouco sobre o livro de Miqueias, existem
outros homens chamados Miqueias aparecem AT (EX: JZ 17.1; 2 CR 13.2; JR 36.11).
No hebraico, o nome é uma forma abreviada de Micaias (ou Micaia) e significa
“Quem é como o Jave?” Em 7.18, Miqueias faz um jogo de palavras com o seu
próprio nome e pergunta: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti?”
Segundo
o escritor R.C.SPROUL, diz o seguinte “que
o amor leal de Deus, observamos principalmente o lado oposto da lealdade – o
abandono. Nesse segmento, iremos nos atear mais diretamente ao lado positivo
desse amor leal. Umas das palavras mais importantes do Antigo Testamento é a
palavra hebraica hesed. Esta palavra tem sido traduzida de diversas maneiras.
Ora se refere á misericórdia de Deus, ora a seu amor fiel e compromissado,
algumas vezes à sua benignidade, outras vezes à sua lealdade.”
Podemos verificar que no livro existem questões
essenciais que está sendo confrontado do Profeta Miqueias ao povo. Que Deus
exige que o povo siga com diligencia observando está questões. São virtudes que
tem que fluir do meio de seu povo bem como praticar
justiça, amar a misericórdia, e andar com espirito de humildade diante de Deus.
Vejamos cada uma delas.
1ª)
Praticar a justiça.
Segundo o escrito R.C.SPROUL “O relato d Miqueias nos diz que devemos fazer justiça porque o próprio
Deus é justo. Novamente, este conceito de justiça não é uma abstração
aristotélica, mas está fundamentado no caráter de Deus. Fazer justiça é fazer o
que é certo. No antigo testamento, a justiça esta sempre ligada à retidão. As
duas coisas não podem ser separadas. Não consegui fazer o que é justo é agir de
forma injusta. Ser iniquo é cometer uma injustiça.
A justiça que se
exige não é aquela resultante do veredicto de um juiz no tribunal. A justiça
aqui deve ser misturada com misericórdia. Não é uma expressão de benignidade.
Demonstra compaixão.”
2ª)
Amar a misericórdia
Segundo R.C.SPROUL “amar a misericórdia. A frase é uma tradução do termo hebraico hesed,
que também pode ser traduzida por “amar com fidelidade aos seus compromissos”
ou pela palavra “benignidade”. A exigência concisa que inclui a obrigação de
mostrar este tipo de amor surge depois de discussão com Deus.”
Deus levantava os seus profetas para serem
procurador de Deus quando o Senhor acusava de ter quebrado o compromisso com
aliança. Miqueias 6.1-3 “Ouvi agora o que
diz o SENHOR: Levanta-te, contende com os montes, e ouçam os outeiros a tua
voz.
Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo.
Ó povo meu; que te tenho feito? E com que te enfadei? Testifica contra mim.”
Ouvi, montes, a demanda do Senhor, e vós, fortes fundamentos da terra; porque o Senhor tem uma demanda com o seu povo, e com Israel entrará em juízo.
Ó povo meu; que te tenho feito? E com que te enfadei? Testifica contra mim.”
Deus está totalmente insatisfeito com a situação de Israel
Ele chama por testemunha os montes e vales. O profeta confronta a Israel ir
perante Deus para depor, para apresentar uma razão justificável por estar sendo
infiel a Deus. O próprio Deus responde suas indagações relembrando o Êxodo e
algumas ações para libertar o povo. Na visão da palavra hesed, é um chamado
para que Israel se olhe no espelho e reflita o caráter do próprio Deus. Ele sim
é autor do amor leal, um amor de misericórdia e bondade.
Segundo
a dicionario misericórdia é um substantivo feminino
1.
sentimento de dor e solidariedade com
relação a alguém que sofre uma tragédia pessoal ou que caiu em desgraça; dó,
compaixão, piedade.
2.
ato concreto de manifestação desse
sentimento, como o perdão; indulgência, graça, clemência.
Ou seja temos que buscar cada vez mais amar a misericórdia a virtude que
o Senhor pede de nós.
3ª) Andar com espirito de humildade diante de Deus.
A terceira virtude está ligada sim com as demais
segundo o relacionamento pessoal com Deus. A ideia de andar com Deus está bem
ligada o curso da historia da Biblia pois os grandes homens do Antigo
Testamento eles são conhecidos com santos que andarão com Deus. Homens como
Enoque andou com Deus ELE o tirou para si, desta terra.
Andar com exige muito mais atributos do
que parece, só de você andar nesta terra você tem que ter um animo muito grande
uma força de vencer as dificuldades. Imagine andar com Deus que é santo, puro,
perfeito, a bíblia refece como Maravilhoso conselheiro, Deus forte, Pai da
Eternidade, Príncipe da paz, está em Isaías 9, 6.
Para finalizarmos precisamos refletir o
real desejo de Deus através dos seus profetas a qual foi inspirado através do
espirito santo, para escreverem sagradas escrituras, todos os profetas teve uma
missão especifica Miqueias foi um procurador dos questionamentos de Deus, um
inquisidor de seus desejos para o povo. Um alerta ainda estamos na terra mais a
qualquer momento o Senhor, virá buscar um povo seu zeloso de obra e fé, será
que estamos executando aqui estás três virtudes que o Senhor cobrou tão
veementemente, de Israel nesse tempo em que a Igreja no geral está ficando
promiscua com o mundo. Lavem as vossas vestes no sangue de Jesus purifiquem na
santidade, vivam no mundo mais não sejam do mundo.