Mateus 22.1-14
Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza
1.
Então Jesus, tomando a palavra, tornou a falar-lhes em parábolas, dizendo:
2.
O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu
filho;
3.
E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não
quiseram vir.
4.
Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o
meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde
às bodas.
5.
Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu
tráfico;
6.
E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
7.
E o rei, tendo notícia disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos,
destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
8.
Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados
não eram dignos.
9.
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que
encontrardes.
10.
E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto
maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados.
11.
E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava
trajado com veste de núpcias.
12.
E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele
emudeceu.
13.
Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o
nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
14.
Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
Irmãos antes de aprofundarmos na
leitura das escrituras que eu já li, quero poder relembrar alguns feitos de
homens e mulheres muitos anônimos. Eu não sei se você mas os primeiros a
chegarem ao Brasil foram os Franceses em 1555, com cem huguenotes (nome dado
aos crentes francês), através do calvinista e comandante da marinha francesa
Colingy. Eles vieram tentando afasta-se das perseguições na, Europa mas devido
a forte oposição dos portugueses que eram fieis a Roma papal não conseguiram
permanecer.
Por ordem de Manoel da Nóbrega e
Anchieta martirizaram os pastores Jean du Bourdel, Matthieu Verneuil e Pierre
Bourdon em 1558, esses homens tombaram mas a eternidade soa os seus nomes. Mas
somente em 19 de novembro de 1910 chegou ao Brasil o fogo pentecostal com os
missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Faço lembrar esses feitos existe
muito mais que poderia ser dito, mas perderia muito tempo devemos conhecer o
caminho que faz quando a visão é missões.
A parábola do banquete nupcial está
registrada somente por Mateus; não é a mesma da grande ceia (Lc 14.15-24). Em
resposta à pergunta dos principais sacerdotes e dos anciãos: “Com que
autoridades fazes estas coisas?”(Mt 21.33), o Senhor proferiu três parábolas:
1) a dos dois filhos 2) a dos lavradores perversos e 3) a do banquete nupcial.
As duas ilustrações mais usadas no
Antigo Testamento para acentuar as bênçãos do Reino de Deus são estas: um
banquete e um casamento. A vários pontos de suma relevância nesta parábola.
1)
Quem é dono do Reino?
● No verso 2 está claro que o Rei em que menciona
JESUS, é Deus o Pai.
● As bodas de seu filho é Jesus Cristo.
● Os crentes que festejam com o Rei não devem esquecer-se
de compartilhar o labor daqueles que servem fielmente na vinha.
● Os que se aplicam incansavelmente ao serviço da vinha
devem lembrar-se de entrar e festejar com os outros na presença do Rei.
2) A paciência ou
longanimidade do Rei
● Ele enviou seus servos, ou seja, os Profetas.
● Para chamar Israel.
● Rejeitaram os profetas e até mesmo o seu Messias.
● Depois voltou a enviar outros servos (Ele está falando dos seus Discípulos
pessoais, bem como o Apostolo Paulo e daqueles na Igreja Primitiva, cujos
Ministérios estavam por vir no futuro).
● Foi um convite feito pessoalmente ao povo de Israel (Os
primeiros Capítulos do Livro de Atos atestam).
● Eis que tenho meu jantar preparado (Um forte sentido de urgência, porque o tempo está findando-se)
● Vinde a bodas tem a ver com o ultimo convite feito aos
judeus
3) A oposição ao
convite do Rei
● Mas eles, não fazendo caso ( a resposta de Israel ao
Evangelho)
● Seguiram seus próprios caminhos em vez dos Caminhos de
Deus.
●Sua lavoura, e outro aos seus negócios (estavam mais interessados
no dinheiro; e o quanto isso caracteriza a Igreja atual)
● E outros (aqueles de Israel que não queriam o
Evangelho; o que incluía os líderes religiosos).
● Apoderando-se dos servos os Apóstolos, os ultrajaram e
mataram (o tempo da Igreja Primitiva um tempo de intensa perseguição.
● O rei o Pai celestial ficou extremamente irado (No
verso sete é exatamente o que acontece com Israel no 70 D.C. quando Jerusalém
foi destruída pelo o general Tito.
4) O novo plano de
Deus
● O plano de Deus não se detém, apenas muda a sua
direção.
● As bodas aconteceram como foi prevista, mas como uma
troca de convidados.
● Somos nós os novos convidados desta festa (os gentios)
● Mas os que foram convidados não são dignos diz respeito
a Israel que não aceitou o mérito de Cristo.
● Começou com os Apóstolos e os Profetas o evangelismo.
● O convite do evangelho é feito a todos sem distinção.
● A festa nupcial refere-se aos redimidos tanto judeus
como de Gentios.
● Era costume que o anfitrião fosse receber os convidados
e dar boas vindas.
● As vestes das bodas eram fornecidas pelo o Rei, como
era costume naquele tempo.
● O homem que estava com suas próprias roupas, significa
autojustificação rejeitou as roupas do Rei, a qual é a justiça de Cristo Jesus.
Conclusão
Esse homem julgava que as suas
roupas, ou seja, sua autojustiça era suficiente para a festa, mais ele foi
descoberto e foram lançado em trevas exteriores os servos aqui são os anjos que
o lançam para fora. “Porque muitos são chamados, mas poucos são escolhidos”,
Isso inclui o mundo inteiro, que são muitos chamados por Deus poucos respondem
ao chamado de Deus.
Esse é o tempo que Deus
escolheu para nós responda a seu chamado hoje ele te chama para seguir o caminho
de sua missão viver o evangelho puro e simples. Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza