Desde o princípio
Efésios 1.22,23 “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja. A qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.”
Ao lermos o Pentateuco, vamos descobrir em nossa tradução, dois fatos, primeiro que os livros chamam-se consecutivamente, “Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio”. E segundo, que isso não nos diz absolutamente nada, isto é, a tradução não traz à luz aquilo que realmente significam no original.
A Igreja católica querendo distanciar seus ritos dos cultos judaicos mudaram (propositalmente) os nomes dos livros, dando-lhes nomes latinos, para afastar qualquer associação do catolicismo com o judaísmo. Só que com esta prática, (a qual, nós infelizmente, também adotamos) perdeu-se a essência deste e de muitos outros ensinamentos, pois nos originais estes livros são chamados pela primeira palavra que aparece em cada um deles.
Então, “Gênesis”, na realidade, chama-se “B´ reshit” que quer dizer, “No princípio”. (“No princípio” é a primeira frase que aparece no livro de Gênesis)
“Êxodo” chama-se no original “E’le shmat”, que quer dizer, “Estes nomes”. “Levítico” chama-se “Vaikrá” que quer dizer “Foram chamados”. “Números” chama-se “Ba’ midsbar” que quer dizer “No deserto”. E finalmente “Deuteronômio” chama-se “E’le hadevarim”, que quer dizer, “Por estas palavras”.
Ao ler os nomes dos livros do Pentateuco no original, você tem uma frase: ”No princípio, estes nomes, foram chamados, no deserto, por estas palavras”. Esta frase encerra o princípio da Evangelização, pois:
“Desde o princípio, pelas palavras de Deus, muitos estão sendo chamados no deserto (que é o mundo).
Na tradução para o português, fica totalmente perdido este sentido.
Se continuarmos estudando apenas a primeira palavra da Bíblia, (em Gênesis) “B’reshit”, quer dizer literalmente, “no princípio” (B’= no – reschit = princípio). A palavra “Reshit” se deriva um radical direto que é “Rosh”, que significa “cabeça”.
Então, ao invés de lermos: “No princípio criou Deus os céus e a terra… bem poderíamos interpretar: “No cabeça criou Deus os céus e a terra…” E todos sabemos que “o cabeça” da Igreja, segundo Efésios 1.22 é o próprio Senhor Jesus Cristo. Então, (rasguem as vestes os Judeus) logo na primeira palavra da Bíblia, já se fala quem é Jesus, o que confirma com muita propriedade o que diz no Novo Testamento em Colossenses 1.15-18a onde lemos a seguinte afirmação:
“Ele (Jesus Cristo) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Pois nEle foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades.
Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.
Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste.
Ele é a cabeça do corpo, da Igreja…”
(Fonte: Autor: CÉZAR Cesar Augusto Arruda; livro Socorro!!!Tenho que preparar um sermão – Manual de Pregação Dinâmica; Pregador Criativo – Curitiba: A.D.SANTOS EDITORA, 2006. 146 - 148p. 8ª Edição)
Comentário pessoal
Vejamos se desde o princípio todos tem sido chamado no deserto. Como seria diferente em nossos dias?
Há muita gente querendo ser instrumento de Deus, mas não quer passar pelo o deserto, e nem ao menos sair quando entra.
Sabemos que o deserto é lugar de provação e aprendizado. Mas tem gente que com suas próprias forças atrai o deserto e o torna uma verdadeira tribulação. E deixa de ser um lugar de prova e aprendizado.
Agora observemos um dos grandes homens de Deus que passou pelo o deserto. João Batista quando chegou à idade adulta ele poderia simplesmente ser Sacerdote do templo porque seu pai era. E seria um oficio privilegiado e com muita mordomia, mas ele não o escolheu foi para o deserto começar o seu ministério.
Em Mateus 3.3 “Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.”