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Texto de Referencia Oseías 1.1-11, 2.1
Introdução
O
titulo tem sua origem no personagem central e autor desse livro. O significado
do seu nome – “Salvação” – é o mesmo do nome de Josué (Nm 13.8,16) e Jesus (Mt
1.21). Oseías é o primeiro dos 12 Profetas Menores. O termo “menor” é usado
apenas em relação à brevidade das profecias quando comparadas com a extensão
das obras de Isaías, Jeremias e
Ezequiel.
O
livro de Oseías é a única fonte de informação sobre o autor. Muito pouco se
sabe sobre ele e ainda menos sobre seu pai, Beeri (1.1). Oseías era natural do
reino do Norte, Israel, uma vez que revela ter muita familiaridade com sua
historia, sua topografia e as circunstâncias que envolveram acontecimentos
passados. Isso faz com que ele e Jonas sejam os únicos profetas escritores do
Reino do Norte. Embora tenha dirigido sua mensagem tanto para Israel ( Reino do
Norte) como para Judá (Reino do Sul),
ele identificou o rei de Israel como sendo o “nosso rei” (Cap 7.5).
Oséias
teve um ministério longo, tendo atuado no período 755-710 a.C, durante os
reinados de Uzias (790-739 a.C). Jotão (750-731 a.C) Acaz (735-715 a.C) e
Ezequias (715-686 a.C) em Judá, e Jeroboão II (793-753 A.C) em Israel. A sua
longa carreira profética se estendeu pelo reinado dos últimos seis monarcas de
Israel, desde Zacarias (753-752 a.C) até Oseías (732-722 a.C). A deposição de
Zacarias (último rei da dinastia de Jeú)
em 752 a.C. é descrita como sendo um acontecimento futuro (1.4). Desse modo, ele
foi o sucessor da pregação de Amós no norte e foi contemporâneo de Isaias e
Miqueias Também, ambos os quais profetizaram em Judá. As passagem de 2Rs 14-20:
2Cr 26-32 trazem os registros do período histórico da profecia de Oseías.
1ª
Desafio ser obediente e ser fiel.
O
casamento de Oseías com a meretriz Gomer 1.2
“Quando, pela a primeira vez, falou o
Senhor por intermédio de Oseías, então, o Senhor lhe disse: Vai, toma uma
mulher de prostituições e terás filhos de prostituição, porque a terra se prostitui,
desviando-se do Senhor”.
1.
Os filhos nascem e recebem nomes que simbolizam a
rejeição de Israel. 1.2-9.
O Primeiro Jezreel (Deus espalhará). Um
Sinal de condenação, tanto a casa de Jeú, que em Jezreel praticou suas maiores
crueldades, como da nação de Israel.
O segundo a filha Ló-Ruama
“Desfavorecida” sinal de revogação da misericórdia de Deus pelo Seu povo.
O terceiro filho é Ló-Ami Não-meu-povo.
Sinal de que Deus já não chamaria Seu povo.
2.
Mensagem de conforto para Oseías a respeito de Israel.
1.10 - 2.1
“Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia
do mar, que se não pode medir, nem contar; e acontecerá que, no lugar onde se
lhes dizia: Vós não sois meu Povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus Vivo”.
3.
Mensagem de castigo para Israel 2.2-13
● A Imoralidade física
de Gômer retrata a infidelidade espiritual de Israel.
Gômer
Trai ao seu marido Oseías 2.5
4.
Mensagem de restauração para Israel, 2.14-23
●Vrs 14 “lhe falarei ao coração” Essa frase era usada
para o namoro. Deus traria Israel de volta para si.
2ª O preço de um
resgate de uma alma
Oséias 3.2ª “Comprei-a, pois para mim
por quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada”. Esse foi o preço por
Gômer.
Mas o preço de Jesus.
Colossenses 2.13,14 “E, quando vós estáveis mortos nos
pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele,
perdoando-vos todas as ofensas. Havendo riscado a cédula que era contra nós nas
suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio
de nós, cravando-a na cruz”.
Conclusão
Cristo já pagou o preço
por mim e por você. Cada gota de sangue que caio no chão era uma alma uma
Igreja que Ele sabia que seria levanta pelo o seu preço.
A Multidão que assistia
pensava que o propósito das marteladas era cravar as mãos de Jesus no madeiro.
Mas, entre suas mãos e a cruz havia uma lista. A lista de acusação contra todos
os nossos delitos diante de Deus.
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