quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O QUE NÃO SE APAGA?







Gênesis 49.3-4 “Rúben, tu és meu primogênito, minha força e as primícias do meu vigor, o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porque subiste ao leito de teu pai e o profanaste; subiste à minha cama.” Jacó (ou Israel) teve filhos de suas quatro mulheres (Lia, Raquel, Bila e Zilpa). As duas últimas eram concubinas ou esposas secundárias. O filho mais velho chamava-se Rúben e nasceu de Lia. Pouco depois da morte de Raquel, a família morou por algum tempo num lugar próximo à torre de Éder. Ali, cerca de 1.800 anos antes de Cristo, Jacó teve um aborrecimento maior do que a recente viuvez. Ele ficou sabendo que o primogênito – o primeiro fruto do seu vigor e o mais orgulhoso e o mais forte de seus doze filhos homens. Havia se deitado com Bila, mãe de seus irmãos Dã e Naftali, embora ele tenha feito tudo às escondidas.
1ª O tempo não apaga o erro.   
Genesis 47.28 “Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos; de sorte que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete.”
            Anos mais tarde, quando Rúben já era casado e pai de quatro filhos, quando a família toda já tinha 17 anos de residência no Egito e quando Jacó estava com 147 anos, o doloroso adultério de Rúben foi trazido à tona numa reunião de família, na véspera da morte do patriarca.
2ª O pecado revelado sempre constrange.
            As três esposas ainda vivas, os doze filhos homens, a filha Diná e os netos de Jacó – todos ouviram o discurso acusatório do marido, pai e avô “[Rúben], você subiu à cama de seu pai, ao meu leito, e o desonrou”. A situação foi bastante constrangedora para todos os presentes, especialmente para Rúben (o faltoso), Lia (Mãe do faltoso), Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulon (irmãos do faltoso) e Bila (a faltosa).
3ª O pecado escondido sempre tem conseguissias.
            O mais impressionante é que o crime de Rúben saiu do âmbito familiar e foi para o grande público. Cerca de 1.300 anos, depois do incidente, Esdras ou outro autor dos livros de Crônicas, escritos logo após a libertação dos exilados da Babilônia, no ano 538 A.C., registra o incesto: “[Rúben] de fato era o filho mais velho [de Israel], mas, por ter desonrado oleito de seu pai, seus direitos de filho mais velho foram dados aos filhos de José (1 Crônicas 5.1).
            As conseqüências eliminaram o seu direito de primogenitura e toda qualquer dignidade e majestade que tenha tido; sua tribo recebeu pouco destaque na historia israelita e não produziu sequer um juiz, um profeta ou outra pessoa importante. Moisés orou em favor dessa tribo para que não se extinguisse (Deuteronômio 33.6)  “Impetuoso como água” significa “fervente” e mostra instabilidade.
Conclusão
            Moisés foi perdoado, Davi foi perdoado, Pedro foi perdoado. Todavia todo mundo que Moisés matou o egípcio (Êxodo 2.11-15) e que Davi adulterou co Bate-Seba (2 Samuel 11.1-5) e que Pedro negou três vezes o Senhor Jesus (Mateus 26.69-75).
            O pecado confessado é riscado da memória divina e a certeza do perdão deve riscá-lo da memória do pecador. Porém, nem sempre o pecado é riscado da memória coletiva, da memória histórica. 





Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa Deus usar você.

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"
Manoel Ferreira (Arapiraca, 30 de maio de 1932) é um ministro de culto evangélico e político brasileiro filiado ao Partido Social Cristão (PSC) do estado do Rio de Janeiro. É o Presidente Vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (CONAMAD). Manoel Ferreira foi consagrado a evangelista em 1960 em São Paulo e ordenado pastor em 1964 na Assembleia de Deus de Madureira pelo pastor Paulo Leivas Macalão. Foi presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil(CGADB) de 1983 a 1985. Nesse período, assumiu, em julho de 1983, a presidência da Confederação das Assembleias de Deus Sulamericanas (CADSA), e, em 1986, presidiu a Conferência Pentecostal Sulamericana, em São Paulo. Concorreu à presidência da CGADB novamente em 1987, mas perdeu para o Pr. Alcebiades Pereira Vasconcelos, eleito com 2.140 votos. Assumiu a presidência da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em 1 de maio de 1987. Em 1993 fundou o Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), do qual é Presidente. Em 1997, recebeu o título de bispo pela Igreja Pentecostal de Moscou, para substituir um dos doze bipos líderes daquela igreja russa, que fora apoiada pela AD de Madureira na compra e inauguração do seu primeiro templo, nos jardins da antiga KGB. O título foi reconhecido, em caráter excepcional, pela CONAMAD. Tornou-se presidente vitalício da CONAMAD em 1999. Casado com Irene da Silva Ferreira, desde 5 de maio de 1957, teve cinco filhos (Samuel, Abner, Wagner, Magner e Vasti). É formado em Sociologia pela Faculdade Toledo Pizza de Bauru, em Teologia pela Instituto Bíblico Batista de São Paulo e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi candidato a senador em 2002 e a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa de Luiz Paulo Conde em 2004. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PTB.

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"
Bispo Samuel Ferreira Natural de Garça, interior de São Paulo, Bacharel em Direito pela UNIP. Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus), posteriormente se formou como bacharel, mestre e doutor em teologia. O pastor é Presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP) e também Presidente da CONEMAD-SP ( Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo), Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia (GO). Casado há mais vinte anos com a pastora Keila Ferreira, é pai de Manoel Ferreira Netto, hoje pastor da Assembleia de Deus em Campinas e da evangelista Marinna Ferreira, líder da Frente Jovem do CORAFESP e integrante do ministério de louvor Brás Adoração. É autor de livros, como: ‘Os três grandes conselhos’, ‘Como superar a Crise de Esperança no Mundo’ e ‘Inveja, a síndrome do Punhal’. A Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera e tradicional. Em 2006 ao assumir a Assembleia de Deus no Brás, Pastor Samuel Ferreira de imediato implantou o plano de crescimento, sendo um dos responsáveis por uma grande mudança de mentalidade e costumes na estrutura da Assembleia de Deus.

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"
HOMEM DE DEUS QUE LIDERA A NOSSO MINISTERIO ALI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E TODO O BRASIL DA MESA DA CONVENÇÃO

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"
LIDERANÇA DO MINISTERIO DE MADUREIRA