domingo, 15 de janeiro de 2017

SERVIÇO: MEUS DONS A SERVIÇO DO PRÓXIMO.

GÁLATAS 5:13-16

13 Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.
14Toda a Lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo".
15Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.
16Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
         Vamos observar o pano de fundo que seria a carta de Gálatas em si mesmo ela uma da 13 inspiradas e endereçadas as congregações gentias e seus cooperadores, Num sentido étnico estrito, a Galacia era a região central da Ásia Menor habitada pelos gálatas. Eles eram povos celta que haviam migrado da Gália (a atual França) para aquela região no século 3º A. C. Os romanos conquistaram os gálatas em 189 a.C., porem permitiram a eles ter certa independência até 25 a.C, quando a Galacia se tornou uma província romana, incorporando algumas regiões não habitadas pelos gálatas étnicos.
         Paulo só visitou a Galacia (étnica) do norte depois do Concilio de Jerusalém (At 16.6). Paulo escreveu Gálatas para contrapor-se Aos falsos mestres judaizantes que estavam abalando a doutrina central do NT da justificação pela a fé. Esse é motivo maior da existência da carta de Gálatas, agora vejamos na o tema serviço.
Essa palavra vem do Latim SERVITIUM, “escravidão, servidão”, de SERVUS, “escravo”, possivelmente de origem etrusca. Esta gerou também o substantivo “servo”, o adjetivo “servil”  e o verbo “servir”.
         Interessante entender que Paulo quando ele menciona a palavra de servo o maior conceito que ele tinha era do escravo que era muito comum em sua época, só que sabemos o escravo não servia no geral com amor mais por obrigação a ser cumprida, mas fazia com esmero, devido que dependia do seu bom serviço para sobreviver, pois não que era bem pago mas porque se não o fizesse seria punido como exemplo.
1)    Liberdade que não pode ser confundida.

● Eu ouvi um dizer que certa feita assim “não confunda liberdade com libertinagem” para libertinagem há dois sentidos, 1conduta de pessoa que se entrega imoderadamente a prazeres sexuais; a prática do libertino. 2.. irreverência com relação a dogmas e crenças oficialmente aceitos, esp. no que diz respeito à religião e às suas práticas ritualísticas.
● Mas a liberdade que Paulo se refere é que o Cristão têm não é uma base a partir da qual eles podem pecar livremente  e sem consequências. A liberdade do cristão não é para satisfação própria, mas para servir a outros.

2)    Amor o vinculo para servir.

● Vejamos Levíticos 19.18 “Não te vingarás e não guardarás rancor contra os filhos do teu povo, Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu Sou Yahweh.” Aqui vemos claramente o desejo de que precisamos descansar em Deus as nossas angustias e acreditar em 1 Coríntios 13:4-8O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;”

1 Coríntios 13:4-8
● Servir com amor espera a recompensar vem do Pai. 
3) Cargas pesadas da Lei 
● Quando um cristão ama genuinamente os outros, ele cumpre todas as exigências morais da lei mosaica antiga que se referem a eles Mateus 22:36-40 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
●Não devemos criar cargas pesadas impedindo que possamos servir uns outros colocam regras quase que impossíveis de se cumpre.

3) Andar no Espirito
Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.
 ● Todos cristãos têm a presença do Espirito Santo que habita neles como a força individual para viver de maneira agradar a Deus. A forma verbo grego traduzido por “andai” indica uma ação continua, ou um estilo de vida habitual.
●Andar também implica progresso ; quando em obediência aos verdadeiros mandamentos da Escritura – ele se desenvolve em sua vida espiritual.

Conclusão

                   Sempre lembrar que pra servir precisamos conhecer nossa liberdade, viver no amor que é o vinculo do servo, esquecer as cargas da lei que nada transforma mais só o sangue de Cristo, e buscar sempre viver no espirito santo de Deus.

Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza

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BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"

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Manoel Ferreira (Arapiraca, 30 de maio de 1932) é um ministro de culto evangélico e político brasileiro filiado ao Partido Social Cristão (PSC) do estado do Rio de Janeiro. É o Presidente Vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (CONAMAD). Manoel Ferreira foi consagrado a evangelista em 1960 em São Paulo e ordenado pastor em 1964 na Assembleia de Deus de Madureira pelo pastor Paulo Leivas Macalão. Foi presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil(CGADB) de 1983 a 1985. Nesse período, assumiu, em julho de 1983, a presidência da Confederação das Assembleias de Deus Sulamericanas (CADSA), e, em 1986, presidiu a Conferência Pentecostal Sulamericana, em São Paulo. Concorreu à presidência da CGADB novamente em 1987, mas perdeu para o Pr. Alcebiades Pereira Vasconcelos, eleito com 2.140 votos. Assumiu a presidência da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em 1 de maio de 1987. Em 1993 fundou o Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), do qual é Presidente. Em 1997, recebeu o título de bispo pela Igreja Pentecostal de Moscou, para substituir um dos doze bipos líderes daquela igreja russa, que fora apoiada pela AD de Madureira na compra e inauguração do seu primeiro templo, nos jardins da antiga KGB. O título foi reconhecido, em caráter excepcional, pela CONAMAD. Tornou-se presidente vitalício da CONAMAD em 1999. Casado com Irene da Silva Ferreira, desde 5 de maio de 1957, teve cinco filhos (Samuel, Abner, Wagner, Magner e Vasti). É formado em Sociologia pela Faculdade Toledo Pizza de Bauru, em Teologia pela Instituto Bíblico Batista de São Paulo e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi candidato a senador em 2002 e a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa de Luiz Paulo Conde em 2004. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PTB.

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"

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Bispo Samuel Ferreira Natural de Garça, interior de São Paulo, Bacharel em Direito pela UNIP. Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus), posteriormente se formou como bacharel, mestre e doutor em teologia. O pastor é Presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP) e também Presidente da CONEMAD-SP ( Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo), Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia (GO). Casado há mais vinte anos com a pastora Keila Ferreira, é pai de Manoel Ferreira Netto, hoje pastor da Assembleia de Deus em Campinas e da evangelista Marinna Ferreira, líder da Frente Jovem do CORAFESP e integrante do ministério de louvor Brás Adoração. É autor de livros, como: ‘Os três grandes conselhos’, ‘Como superar a Crise de Esperança no Mundo’ e ‘Inveja, a síndrome do Punhal’. A Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera e tradicional. Em 2006 ao assumir a Assembleia de Deus no Brás, Pastor Samuel Ferreira de imediato implantou o plano de crescimento, sendo um dos responsáveis por uma grande mudança de mentalidade e costumes na estrutura da Assembleia de Deus.

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