O SENHOR DEUS assim me fez ver: E eis aqui um cesto de frutos do verão.
E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.
Mas os cânticos do templo naquele dia serão gemidos, diz o Senhor DEUS; multiplicar-se-ão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.
Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado; e destruís os miseráveis da terra,
Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas,
Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?
Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre.
Por causa disto não estremecerá a terra, e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente levantar-se-á toda ela como o grande rio, e será agitada, e baixará como o rio do Egito.
E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor Deus, farei que o sol se ponha ao meio-dia, e a terra se entenebreça no dia claro.
E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.
Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão.
E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.
Mas os cânticos do templo naquele dia serão gemidos, diz o Senhor DEUS; multiplicar-se-ão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.
Ouvi isto, vós que anelais o abatimento do necessitado; e destruís os miseráveis da terra,
Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas,
Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?
Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre.
Por causa disto não estremecerá a terra, e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente levantar-se-á toda ela como o grande rio, e será agitada, e baixará como o rio do Egito.
E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor Deus, farei que o sol se ponha ao meio-dia, e a terra se entenebreça no dia claro.
E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.
Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão.
Introdução
AMÓS significa “carga”
ou “aquele carrega um fardo” é
diferente Amoz “grande, forte”, o
pai de Isaias. Pelo o seu nome já podemos analisar e pensar que a missão de
Amós não é fácil é pesada para um profeta.
Amós era de Tecoa, uma pequena vila 15km ao sul de
Jerusalém. Ele é o único profeta que declara qual era a sua ocupação antes de
ter sido comissionado por Deus para seu ministério; não tinha vindo de uma
família nobre ou sacerdotal, mas trabalhava como pastor de rebanhos e “colhedor
de sicômoros” foi contemporâneo de Jonas 2
Reis 14.25 “Foi ele que restabeleceu as fronteiras de
Israel desde Lebo-Hamate até o mar da Arabá, conforme a palavra do Senhor, Deus
de Israel, anunciada pelo seu servo Jonas, filho de Amitai, profeta de
Gate-Héfer.” De Oseias e de
Isaias.
Amós era um profeta da tribo de Judá,
chamado para transmitir uma mensagem essencialmente para as tribos do norte de
Israel. Politicamente, Israel vivia um tempo de prosperidade, sob o longo e seguro reinado de
Jeroboão II que, sob o longo e seguindo o exemplo de seu Pai Joás.
Está é
quarta visão de cinco visões que Deus mostra Amós . Mas eu quero falar sobre quatro
situações que o povo de Israel entrou o qual nós não devemos entrar.
1ª O tempo esgotado
Amós 8.1-2 “Assim me mostrou o Senhor Deus:
Eis aqui um cesto de frutos do verão.
E
disse: O que vês, Amós? Eu respondi: Um cesto de frutos do verão. E me disse o
Senhor: Chegou o fim sobre o Meu povo Israel;
● A coleta dos frutos era ultima colheita do ano, e era
feita em Outubro. Como era a ultima
colheita do ano, do mesmo modo tipificava a ultima advertência a Israel.
● Israel não aproveitou as varias oportunidades que Deus
havia dado e conseguiu esgotar o tempo que o próprio Senhor tinha dado.
● Assim como Israel tem muito crente que não está
aproveitando o tempo que o Senhor dando de se arrepender, de buscar, de se
quebrantar diante do Senhor e hoje lhe dizer não deixe o tempo passa sem ter um
encontro pessoal com o Senhor precisamos ter esse encontro ainda hoje.
2ª Falso culto a Deus
Amós 8.3 “E os cantores do templo naquele dia
gemerão, diz o Senhor Deus, muitos serão os corpos mortos: e em todos os
lugares os jogarão fora em silencio”.
● Gemerão fala da disposição que viria a Israel, mudando a
sua tendência do momento à celebração, ao luxo e ao entretenimento para uma
tendência ao juízo, à desolação, a indigência e ao horror extremo. O Senhor é
representado aqui como o que lança os corpos mortos na terra para que a morte
esteja em todo lugar, com a exclamação “Silêncio!” como uma admoestação para se
curvar debaixo da mão de um Deus vingador.
● O culto de Israel era de pessoas mortas dentro do culto
Deus nunca fica satisfeito com um culto em que seus adoradores estão presentes
mais suas mentes longe daqui.
● Ele mesmo se propõem a retirar o mortos pois o cheiro de
morte está contaminando o seu culto, aqui tá falando de você crente que não participar do culto não estou dizendo
que tem que dar gloria a Deus ou gritar participar de corpo e mente. È você sai
do culto entendendo o que adorou a Deus,
compreendeu a mensagem pregada os testemunhos. Não é sentar nos bancos e sai do
mesmo jeito sem mudanças.
3ª Corrupção no meio povo
Amós 8.4-6 “Ouvi isto, vós, os que explorais
os necessitados, e destruís os pobres da terra. Dizendo: Quando passará o mês,
para vendermos o grão? E o sábado, para abrirmos os celeiros do trigo,
diminuindo a medida, e subindo o preço, e falsearmos com balanças enganadoras.
Para comprarmos os pobres por dinheiro, e os
necessitados por um par de sapatos? E depois, vendermos os refugos do trigo.”
● Deus estava irado com opressão que estava acontecendo com
os pobres da terra.
● Eles reduziam o tamanho da medida e aumentavam o preço e
falseavam as balanças, eles roubavam dos indefesos; ao fazer com que eles
afundassem mais na divida, vendiam-nos à
escravidão por uma insignificância, em desafio a Levíticos 25.39.
“Quando passará o mês, para vendermos o grão?” refere-se ao primeiro dia do mês
no qual todos os negócios deveriam ser suspensos. Números 28.18 diz isso. Essas
pessoas avarentas guardavam as festas, mas ela reclamavam contra o tempo
desperdiçado.
● O verso 6 está falando a ideia de que os pobres por causa
da desonestidade de grande parte da classe alta, ficavam cada vez mais pobres e
eram obrigados a venderem-se a si mesmos em escravidão para pagar sua divida:
“e os necessitados por um par de sapatos” significa que eles os tratavam
cruelmente até mesmo por divida pequena.
● E depois venderemos os refugos do trigo” refere-se a um
tipo de balança que tinha uma abertura embaixo, que não eram visíveis ao
vendedor. Quando o grão era derramado dentro dela para ser pesado, cerca de 10
a 20 por cento dele passava por essas aberturas e ficava depositado num
recipiente. O grão, então, que era comprado por eles tinha um peso menor.
Depois, eles vendiam o “refugo” que, na verdade, havia sido roubado, o que acrescentava
mais ganho desonesto ao ganho.
4ª Festas sem Deus
Amos 8.10 Transformarei as suas festas em
velório e todos os seus cânticos em lamentação. Farei que todos vocês vistam
roupas de luto e rapem a cabeça. Farei daquele dia um dia de luto por um filho
único, e o fim dele, como um dia de amargura.
● A última frase, “e o seu fim como um dia de amarguras”
resume toda esta Passagem. Fala do ataque pelos Assírios e do choque pela sua
força brutal que finalmente virá sobre Israel.
● Finalmente as festas que promoviam sem a presença de Deus
teria seu fim de morte porque era uma festa de pessoas mortas.
● Não sabiam mais o que significava as festas simplesmente
faziam por protocolo e cumprir calendário. Deve servir de lição para nós não
podemos promover festa por protocolo se não for realmente para chamar atenção
de Deus.
Conclusão
Verso 11-12 A
seguir “Eis que vem dias, diz o Senhor
Deus, nos quais enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água,
mas sim de ouvir as Palavras do Senhor. E irão errantes de mar a mar, do
norte até o oriente e correrão por toda
a parte procurando a Palavra do Senhor, e não a acharão”. O que os lideres
de Israel haviam exigido de Amós, agora eles receberão! Eles serão levados para
o cativeiro, ou seja, aqueles que foram deixados, com a consequência sendo que
não mais serão ouvida as Palavras do Senhor. O que Israel queria, Israel
recebeu, no entanto, o que ela recebeu não se revelou como sendo o que ela
pensava que queria.
Nesse tempo,
a palavra do Senhor seria ansiosamente desejada, mas Ela não apareceria
procurada, mas não achada; clamariam por ela, mas não teriam resposta! E de ser
rapidamente acrescentado, nada poderia ser pior! Considerando tudo, a
prosperidade de um povo e de uma nação é “a Palavra do Senhor”. Privados dela,
o povo é deixado sem rumo e sem orientação.
Fonte: Biblia de Estudo do Expositor Jimmy Swaggart
Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza
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