quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Altar que santificar a oferta.


 

Mateus 23.19 “Insensato e cego! Pois qual é maior: a oferta ou o altar, que santifica a oferta?”

2 Crônicas 1:6-12 “E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o SENHOR, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos. Naquela mesma noite Deus apareceu a Salomão, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. E Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.

            No livro de Mateus vemos que Jesus faz uma pergunta, no meio da pergunta já temos a resposta. A pergunta é “Pois qual é maior: a oferta ou o altar, que santifica a oferta?” Ele poderia ter parado e Perguntado Pois qual é maior: a oferta ou o altar? Mas vemos que continuou a pergunta respondendo intrinsicamente “que santifica a oferta” Vemos a necessidade do Altar para santificar a oferta ou sacrifício.

            Vemos em 2 Crônicas 1:6-12 uma dissertação sobre o que é uma oferta na posição certa o grande efeito que ela surge no decorrer dos fatos. Salomão estar sentindo o peso de ser o substituto do maior Rei que Israel conhecia até aquele momento. Ele precisava de milagre para chamar a confiança do povo para ele. Então ele resolveu chamar atenção de Deus para ele, este o holocausto simplesmente entrou para historia. Observem comigo em Levíticos 3.1-6 fala do sacrifício de paz ou das graças fala o animal oferecido pode ser macho ou fêmea.

            Mas em Levíticos 1.3-7, mas se for holocausto tem que ser macho sem mancha, ou seja, gordo o melhor escolhido a dedo para Deus. O sacrifício de Salomão foi mil holocausto um boi gordo bom seria mais de 225kg com 12 arrobas o preço da arroba está semana é de 92,50 reais ele um boi estar em torno de 1.380,00 reais agora vez 1.000 seria um milhão trezentos e oitenta reais, ou seja ele queimou a Deus todo esse dinheiro querendo chamar atenção DELE, e na mesma noite Jeová Jiré. Agora é preciso fazer algumas perguntas quanto a nossa oferta.

1ª A onde estar a nossa oferta?

            A oferta de Salomão estava no altar de cobre que estava na tenda da congregação, 2. Crônicas 1.6 “E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação, e ofereceu sobre ele mil holocaustos.”. Às vezes queremos dar grandes ofertas, mas é preciso saber a onde estamos depositando a nossa oferta, se realmente santo o lugar que estamos depositando a nossa oferta.

            Jesus já havia dito que é o altar que santifica oferta, mas tem que ser voluntaria Levíticos 1.3 “Se sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.”. Este versículo diz tudo tem que ser de sua própria vontade.

 

3ª A nossa oferta vai agradar a Deus?

Levíticos 1.3 “Se sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.” Pego aqui só a parte B do versículo “oferecerá macho sem mancha” tem que ser melhor do que se fosse para o Presidente da Republica.

“Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei”. Não pode ser só para você tem que beneficiar uma comunidade ou todos em sua volta à benção que busca.

2ª Para que proposito é a nossa oferta?  

            2 Crônicas 1.7 “Naquela mesma noite, Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: Pede o que quiseres que eu te darei”. O proposito de Salomão era chamar atenção de Deus e ele conseguiu na mesma noite Deus lhe apareceu veja que o seu proposito maior que material. No verso 10 “Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?”.

            E Deus dar muito mais do que ele pediu, verso 12 “Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá”.


Conclusão

            Tudo em nossa vida que é ofertado a Deus como o melhor que temos, e colocado no altar de Deus Ele responde de imediato todos os nossos anseios. Desde que o que pedimos é de origem do espirito santo. Porque enquanto a ciência diz que nos temos uma consciência que nos regi para decidir o que é certo errado os servos do Senhor tem o Espirito Santo para nos orientarmos.
Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza
 

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Os segredos dos salmos 23.




 

            Antes de chegarmos aos salmos 23 “O Senhor é meu pastor” temos os salmos da cruz 22, que “Meu Deus, Meus Deus, porque me desamparaste?” Antes da tranqüilidade da paz vem aflição vemos a maior de todas as maiores aflições a de Cristo no calvário, pois esta foi sua interrogação na Cruz. Para depois chegar ao céu.

            Cristo o nosso Bom Pastor, o nosso líder Divino, a nossa providência, o alimento espiritual, o descanso a nossa orientação, a restauração, Proteção, Presença Divina, Segurança em Deus. Podemos ver aqui os nomes de Deus nestes Salmos.

1ª JEOVÁ-RA’AH “O Senhor meu pastor”.

            Os peregrinos na terra sentem a necessidade de um Pastor Mateus 9.36 “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” Sempre há uma direção, uma condução.

            Ele foi movido de compaixão. Enquanto Deus é imutável, não esteja sujeito aumento, diminuição ou mudança de emoções Números 23.19  “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura tendo ele dito não fará, ou tendo falado não o realizará?”. Cristo quando veio à terra, apesar de todas as faculdades humanas, era às vezes, literalmente, era levado as lágrimas ao ver a situação dos pecadores.

            Vers 4. Ainda que eu ande pelo o vale da sombra e morte, não temeria mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”. Devemos parar de vender um evangelho barato que não tem sofrimento algum.

            ●O diácono Estevão enfrentou um profundo “vale da sombra da morte” ao ser inquirido diante do Sinédrio pelos inimigos do evangelho. Quando lhes deu testemunho da verdade, a Biblia diz que os ouvintes “enfureciam-se no seu coração e rangiam os dentes contra ele (Atos 7.54)

            ● Em seguida Estevão foi levado para fora da cidade para ser apedrejado. Em todo o tempo ele segurou – pela fé – o cajado do Bom Pastor: também aqui deve-se mencionar que ele já havia recebido o Espírito Santo e que, diante do seu profundo “Vale da sombra da morte”, o Senhor lhe concedeu a singular força do Alto, ou seja, estava cheio do Espírito Santo. Enquanto sucumbia diante de seus algozes, ainda conseguiu interceder por estes: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” Atos 7.60

 

2ª JEOVÁ-JIREH “O Senhor provê” ou “O Senhor providencia”.

            Genesis 22.14 “E pôs Abraão por nome àquele lugar – O Senhor proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” Aqueles que sentem desamparados aprendem que ele é a nossa providencia. João 6.35 “E Jesus lhes disse: Eu sou pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.” O povo estava numa cegueira espiritual tão grande que não estava entendo que JESUS se referia a ele mesmo como o pão da vida.

            ● Mas para aqueles que necessitam de alimento físico ele também tem a provisão. Salmo 34 9-10 “Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará”.

 

 

3ª JEOVÁ-SHALOM “O Senhor é a nossa paz”.

 

            Vers 2. “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.

            ● Enquanto o mundo pensa que propaga a paz em seus movimentos ecumênicos. Na verdade falam de uma falsa paz que não tem. Somente quem realmente tem Jesus, pode falar de paz.

            ● Romanos 10.9 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Não é um simples reconhecimento de que ele é Deus e Senhor do mundo, visto que até os demônios reconhecem isso como algo verdadeiro. E a profunda convicção pessoal, sem reservas, de que Jesus é o próprio Senhor da pessoa.

 

4ª JEOVA-RAFA “O Senhor que cura”

 

            Vers 3. “Refrigera a minha alma” Aos que jazem em leitos de doença manifestas-lhes como o Senhor que cura. Êxodo 15.26 “E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos,e guardares todos seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor que te sara.”

            Deus sempre cura os que te obedecem as suas instruções divinas e orientações.

 

5ª JEOVÁ-TSIDKENU “O Senhor nossa justiça”

           

            Vers 3. “guia-me pelas veredas da justiça por amor a seu nome”

            Jeremias 23.6 “Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça nossa”.

            Nos Salmos 16.11 lemos: “tu me farás ver os caminhos da vida” e imediatamente após fala de alegrias eternas, isso nos mostra que cada caminho, pelo o qual o Bom Pastor nos conduz “por amor a seu nome”, sempre tem a ver com a eternidade. Significa que cada caminho em que andamos aqui na terra e cada trilha que percorremos, pela a vontade do Senhor, tem o esplêndido alvo: a eterna morada no Céu.

            A estrada da eternidade tem obstáculos como Apostolo Paulo fala em 2.Coríntios 4.17-18 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação ( ou dificuldade) produz para vos eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem são eternas”.

 

6ª JEOVÁ-NISSI “O Senhor é nossa bandeira”

 

            Vers 5. “Preparas uma mesa na presença de meus adversários”

Êxodo 17: 8-15 Vers 15 “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O Senhor é a minha bandeira”.  Moisés declarou que o próprio Senhor era o estandarte de seu povo. Deus resolveu riscar Amaleque da historia Deus tomou a causa para si.

            “Unges a minha cabeça com Óleo; o meu cálice transborda.” A cabeça fala de governo liderança, óleo de poder e unção o cálice somos-nos que precisamos ser cheio até transbordar na presença de YHWH. Assim deve ser Deus em nossas vidas, Ele tem que ser o grande EL-SHADDAI “O Deus que é suficiente para as necessidades do seu povo”

            ● Ele tem o EL-OLAM “O Eterno Deus” o imutável em nossas vidas. Não podemos mudar por que ele não muda.

 

7ª JEOVÁ-SHAMMAH “O Senhor estar ali”

 

Vers 6. “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias.”

            Ezequiel 48:35 “Dezoito mil côvados em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor estar ali.” O salmista Davi fala de quando chegar o grande dia de habitar eternamente nas mansões celestiais. Quando todas as promessas feitas incondicionais feitas a Israel na Aliança Abraâmica (Gn 1.2) na aliança sacerdotal (Num 25) na aliança davídica (2 Samuel 7) e a nova aliança(Jeremias 3.1) foram cumpridas. Deus voltará habitar no meio de seu povo.

            E nós que somos enxertos na oliveira, também chegaremos lá para habitar na casa do Senhor por todos os dias.

 

Conclusão

                        Devemos sempre trazer em nossas mentes o que salmos quer nos falar não devemos somente ler sem compreender peça ao Espírito Santo te ensinar a prática essas verdades e esperar somente no Senhor.



Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza

Os presentes de um Adorador.


 

Mateus 2.11 “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra.”

            Sabemos que os presentes sempre são bem vindos, eles representam uma demonstração de carinho e amor pelo a pessoa que presenteamos.

            Ouro é o mais nobre dos metais. Grande quantidade dele foi usada na construção do tabernáculo, dos seus utensílios e também na confecção das vestimentas sacerdotais. O templo de Salomão também exigiu uma grande quantidade de ouro 2. Crônicas 3.4-10 “E o alpendre que estava na frente, de comprimento, segundo a largura da casa, era de vinte côvados, e a altura, de cento e vinte, o que, dentro, cobriu com ouro puro. E a casa grande forrou com madeira de faia, e, então, a cobriu com ouro fino, e fez sobre ela palmas e cadeias. Também a casa adornou de pedras preciosas para ornamento; e ouro era ouro de Parvaim. Também a casa cobriu as traves, e os umbrais, e as suas paredes, e as suas portas, com ouro; e lavrou querubins nas paredes. Fez mais a Casa da Santidade das Santidades, cujo comprimento, segundo a largura da casa, era de vinte côvados, e a sua largura, de vinte côvados: e cobriu-a de ouro fino, do peso de seiscentos talentos. O peso dos pregou era de cinqüenta siclos de ouro; e cobriu de ouro os cenáculos. Também fez na Casa da Santidade das Santidades dois querubins na forma de andantes e cobriu-os de ouro.”

    1ª Significa que devemos dar o melhor a Deus.

            a) Entregar-lhe todo o nosso coração, todo o nosso amor (o primeiro amor), nossa obediência absoluta, fé completa, confiança incondicional, fidelidade total, melhor tempo, nosso maior entusiasmo, nossa dedicação altruísta e todo o esforço. 1. Reis 14.26 “E tomou os tesouros da Casa do Senhor e os tesouros da casa do rei, e ainda tomou tudo, e também tomou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito.”

            ● Na época do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, roubou do templo todos os escudos de ouro que Salomão tinha mandado fazer.

            ● Depois disso, Roboão mandou fazer substitutos de cobre. Mas cobre não é ouro. 1 Reis 14.27 E, em lugar deles, fez o rei Roboão escudos de cobre e os entregou nas mãos dos capitães da guarda, que  guardavam a porta da casa do rei.”

            Não podemos aceitar nada em nossas vidas que venha substituir a presença de Deus. Não existe comparação com a presença de Deus. Ele deseja o melhor para nós e assim devemos oferecer o melhor para Deus.

Incenso

            O segundo presente dos sábios foi incenso. Incenso é a resina branca de um arbusto, que, ao queimar, exala uma fumaça aromática. No culto do Antigo Testamento, o incenso tinha um lugar importante, pois era parte integrante da oferta queimada. Era preciso queimá-lo “como porção memorial sobre o altar; é oferta queimada, de aroma agradável ao Senhor” Leviticos  2.2 “E a trará aos filhos de Arão, os sacerdotes, um dos quais tomará dela um punhado da flor de farinha e do seu azeite com todo o seu incenso; e o sacerdote queimará este memorial sobre o altar; oferta queimada é de cheiro suave ao Senhor.”

2ª O incenso tem um significado prático para nós, uma vida sem reservas.

            Portanto o incenso contém uma substância com um aroma suave ao Senhor. Mas para que esse aroma suave pudesse ser produzido, era preciso primeiro queimar o incenso – essa resina branca.

            ● O incenso também significa parar definitivamente com todos os murmúrios e rebeliões. Significa dizer “sim” de forma total ao caminho que o Senhor escolheu para nós.

            ● Incenso é o que Paulo descreve Gálatas 2.20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne  vivo-a na fé do FILHO de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.”

            ● Estamos dispostos a nos entregar de forma tão completa ao nosso Rei? Quanto mais dissermos sim a essa entrega, tanto menos nós mesmos ficaremos visíveis, pois o incenso é queimado.

            ● É um processo de transformação descrito da seguinte forma por João Batista: João 3.30 “É necessário que ele cresça e que eu diminua.”

Mirra

            É uma resina muito preciosa e aromática de origem árabe-africana, usada em ungüentos e medicamentos. Era usada como ingrediente para o óleo sagrado da unção: Êxodo 30.23-25 “Tu, pois, toma das mais excelentes especiarias: de mirra fluida quinhentos siclos, de cinamomo odoroso a metade, a saber, duzentos e cinqüenta siclos, e de cálamo aromático duzentos e cinqüenta siclo do santuário, e de azeite de oliveira um him. Disto farás o óleo sagrado para a unção, o perfume composto segundo a arte do perfumista: este será o óleo sagrado da unção.”

3ª O cheiro suave diante de Cristo

            Quando pensamos em um ungüento de aroma agradável, talvez lembramos da libra de bálsamo de nardo puro e precioso com o qual Maria de Betânia ungiu os pés de Jesus. Quais foram as conseqüências desse serviço de Maria a Jesus? João 12.3 “Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com perfume do balsamo”.

            No momento em que Maria derramou esse nardo puro e precioso nos pés de Jesus, um aroma suave encheu a casa. Em outras palavras: por causa desse ato de amor de Maria a Jesus, Cristo passou a exalar um perfume – afinal, o óleo cheiroso tinha sido derramado sobre pés – e encheu toda a casa. Assim, o ato de Maria produziu um aroma maravilhoso em Cristo.

            ●Aconteceu literalmente aquilo que mais tarde Paulo escreveu aos Coríntios: 2 Co 2.15 “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem”.

            ● Entrega é quando o aroma de Cristo preenche todo o nosso entorno por intermédio de nós. As pessoas precisam sentir o aroma de Cristo em nossas vidas: 2CORINTIOS 3.2-3

 “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo não em tabuas de pedra, mas nas tabuas de carne do coração.”

Conclusão

            Traga mirra para o Rei! Viva, aja, fale e pense de forma a exalar o aroma agradável de Cristo. Somos responsáveis de sempre oferecermos estes presentes em nossas vidas todos os dias.

            A nossas vidas tem que ser testemunhos vivos da mente de Cristo. Não podemos viver uma religião de aparências de superficialidade. Temos que mergulhar fundo na mensagem de Cristo e vive-la dia-a-dia, mas que sejamos reflexo de sua palavra.

            Que as pessoas possam olhar em nós ver algo diferente, aquilo que o mundo não ver em mais ninguém. Igreja do Senhor, temos que estar edificados na rocha verdadeira. Buscar a integridade de sua palavra por meio de ferramentas que palavra nos disponibiliza que é vigilância, oração, jejum e palavra.           

            Com estas ferramentas podemos oferecer todos os dias os presentes de um Adorador genuíno.          

Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santo Souza

O verdadeiro aroma da Adoração


Lucas 7:36-50

E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa.
E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.
E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.
E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?
E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.


Introdução

            “A vida é semelhante a uma comida de vez enquanto sem tempero” Pr. Yossef Akiva. Com isso cremos que o maior tempero da vida é a expectativa. E culto nada mais é do que um encontro de expectativas. Existe a nossa expectativa e a de Deus, ele também espera algo de você. Se a expectativa dEle não é alcançada, não precisa chamar de culto pode chamar de trabalho ou serviço.

            No judaísmo havia 4 etnias religiosas.

1ª Essênios que negaram viver em comunidade em sociedade migraram para o deserto, e dedicaram a copilar os textos sagrados.

2ª Zelotes que se dedicavam política, foram os Zelotes que cercaram Jesus e tentaram aclamar como rei de Israel. Mas o Senhor Jesus disse que o Seu Reino não era desse mundo.

3ª Fariseus acreditavam na ressurreição dos mortos, em anjos e demônios e que Deus iria julgar o mundo.  

4ª Saduceus não acreditavam em nada que os Fariseus acreditavam.

            Eram autorizados apenas três lugares a adorar a Deus.

1ª Onde milhares cultuavam em língua hebraica Bem,migada (A casa Sagrada) O templo de Herodes.

2ª Keilar ou Karar ou Sinagoga seria a sede a centenas de milhares.

3ª Em casa maioria das revelações de Jesus em pequenos grupos.

            Na casa tem dois Altares.

1ª A mesa lugar de Aliança onde vem a providência de Deus, o Maná.

2ª A cama pacto de sangue e não de Maná.

            3ª Tipos de Mesa

1ª Mesa comum

2ª Mesa que é no chão em forma de U é usado na Páscoa, todo dia durante os sete dias os Judeus comem no chão para se lembrar de que um dia foram escravos que comeram no chão.

3ª A mesa de Kiducha próximo de uma palavra popular Kadoche que é santo, só que Kiducha é santidade. Uma mesa de Kiducha não se pode ver os pés da mesa. Coberta pelo uma toalha de linho fino com dois centímetros de espessura.

Ela remonta dois níveis de relacionamento com Deus.

1ª Quando alguém se senta à mesa e aparece para os homens. (A Bíblia chama de lugar santo)

2ª Esconde a santidade de Deus não da pra entrar de cabeça erguida. (é chamado de lugar santíssimo). A palavra pé na bíblia representa a santidade.

Ninguém pode ver a santidade e viver.

João 1.15-18

“Os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saia-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o Sol na sua força. Quando o vi, cai a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último. E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.”

            Se tiver 10 homens  à lei tem força dez significa a lei.

            Relacionamento é morte, sem morte não tem como ter relacionamento tem que ter renuncia.

            Homem no hebraico “yude yin”.

            Mulher no hebraico significa “yude yin yicha” a mulher tem um sentido.

 Fonte: Pr. Yossef Akiva




  

O Século 21 “a era da decepção”, sim ou não?


 

Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

         Muitos escritores tem dado este titulo quando se falam de jovens. No livro Desafios da liderança no século 21 do Pastor Alan Brizotti: “O século XX terminou conhecido como ‘a era da ansiedade’, já o século XXI, há pouco começou, e já foi batizado de ‘era da decepção’. Uma era do avanço assustador, da tecnologia, mas apesar disso, de um também assustador peso da alma”. Walker Percy escreveu: “Como é possível sabermos tanto, sermos capazes de fazer tanto e vivermos tão mal?”. Decepção! O lamento do poeta inglês, T.S.Eliot, ainda se faz ouvir: “Onde está a vida que nós perdemos vivendo?”.

         O teólogo e historiador cubano, justo L. Gonzáles, autor da famosa série “uma historia ilustrada do cristianismo”, em dez volumes, quando perguntado sobre qual seria o titulo de um novo livro da série para a atualidade, respondeu: “a era da decepção”. Susan Buck-Morss disse: “Depois de uma longa gravidez de um futuro que o mundo agora deu à luz, estamos francamente decepcionados”. Talvez o verso bíblico que mais se encaixe na atualidade decepcionante seja: “Vaidade de vaidades, tudo é vaidade” Eclesiastes 1.2.

         Pastor Alan Brizotti: “Essa decepção nasce do futuro que nos habita, pois, ao enxergar o presente e suas decepções, o futuro parece uma névoa distante”.

         Mas segundo o senso do IBGE, temos visto que a massa crescente de cristãos no Brasil é principalmente os Jovens. Mais ainda temos visto cenários deprimentes como: “Somos loucos, somos pirados, somos Jovens todos drogados”. (Frase escrita num muro em Brasília, DF).

         Se nós observarmos o texto de Romanos vemos pontos muito importantes para nossas vidas.

         1ª Não vos conformeis

         Diz respeito a assumir uma expressão exterior que não reflete o que realmente há no interior, um tipo de embuste ou representação. A forma de palavra sugere que os leitores de Paulo já estavam permitindo que isso acontecesse e deveriam parar.

         2ª Este século

         Traduzido por “geração” referindo-se ao sistema de crenças, valores, ou espírito da época, em um dado momento no mundo. Esse resumo do pensamento contemporâneo e de seus valores forma a atmosfera moral do nosso mundo, é sempre dominado por satanás. 2. Coríntios 4.4 “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.

         3ª Transformai-vos

         É a palavra grega da qual deriva a palavra “metamorfose”, indica uma mudança na aparência externa. Mateus usa a mesma palavra para descrever a transfiguração. Mateus 17.2 “E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes se tornaram brancas como luz”.

         4ª Renovação da vossa mente

         Esse tipo de transformação pode ocorrer somente à medida que o Espirito Santo, transformação os nossos pensamentos por meio do estudo perseverante da Escritura e da meditação nela. Salmos 119.11 “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.

         5ª Boa, agradável e perfeita.

         Uma maneira santa de viver que Deus aprova. Essas palavras, emprestadas da linguagem do sacrifico do AT, descrevem uma vida moral e espiritualmente imaculada, exatamente como os animais sacrificados tinham de ser. Lucas 22.19-25.

Conclusão

         Nunca podemos esquecer-nos do maior sacrifício que este mundo poderia comtemplar, nem tão pouco subestimar o poder do sangue em nossas vidas. Temos que entender que uma vida de renuncia significa padecer, ou seja, ser perseguido neste mundo.

         Certa vez Agostinho de Hipona disse que as marcas de episcopado são: “Muito martírio e pouca honra”, se você está buscando honra em uma vida santa por meio dos homens, esquece-as, sua recompensa será nesta terra. Agora se você, se o seu “viver for Cristo”, já estamos crucificados com ele e a certeza da perseguição virar sem sombra de duvidas, mas o galardão será eterno.

 

 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Um dia que devemos lembrar


 

João 1.1 “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, era Deus. Ele estava com Deus no princípio.”

         Na Bíblia cronológica versão NVI, ela troca o verbo pela a palavra isso me deu algumas ideias minhas. Foi segundo a palavra que Deus fez tudo e assim fez. Não seria tão propriíssimo Cristo ser a palavra porque Ele desceu aqui e trouxe o evangelho às boas novas. Foi crucificado por inveja dos que se diziam homens da lei que guardavam a lei. Eles viam as multidões afluírem a traz Dele por causa de suas palavras.

            Então porque não dizer que Ele é a palavra todas as escrituras girão em torno Dele da sua Salvação. A sua palavra é alimento para um verdadeiro viver. Mas um Dia que nunca podemos esquecer foi o dia de sua crucificação. Marcou o tempo da graça favor imerecido de Deus.

            Veja quando eu digo não esquecer não é ficar lembrando todos os dias mais sim vivendo o seu sacrifício carregando sua Cruz. Carregar a sua cruz e serem transformados todos os dias pela a sua gloria de sua palavra Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. É ser um reformado todos os dias deste mundo é ser um protestante. Protestar contra o pecado, as falsas doutrinas, as heresias e seitas que surgem todos os dias.

            Foi esse desejo queimou no coração de Martinho Lutero quando ele deu inicio a grande reforma protestante na Alemanha, dia 31 de Outubro 1519. Fixou 95 teses contra a venda de indulgências, na porta da Igreja Católica do Castelo de Wittenberg. "É preciso exortar os fiéis a entrarem no céu por meio de muitas tribulações, em vez de descansarem na segurança de uma falsa paz" 95ª tese. Martinho Lutero.

            Precisamos conhecer nossa historia mais profundamente devemos ser ainda os reformadores protestante que este mundo precisa. O que você tem feito para ser digno dessa historia? Muitos homens do passado se levantaram para fortalecer e acrescentar mais um pouco os preceitos que a Bíblia ensina. Homens como Zwinglio, Bucer, Calvino, Melanchton, Beza, Knox, Margarida de Navarra, Caspar Von Ossig, Bullinger, Oleviano (nunca ouviu falar deles? Isso é um mal sinal para você e para sua igreja quer você ache ou não).

            Vamos ainda temos muito que fazer não deixe esse dia passar em branco conte a sua história revele a sua origem como você chegou até Cristo ao longo dos anos.

 

sábado, 1 de setembro de 2012

SERVOS OU AMIGOS?



 

Romanos 1.1 “Paulo, servo de JESUS Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”.

João 15.15 “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o Senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”.

         Paulo se apresenta aos Romanos primeiramente como servo, e no original hebraico significa Doulos. Na cultura grega ela se refira mais frequentemente ao trabalho involuntário e permanente de um escravo, Paulo eleva essa palavra ao usá-la no seu sentido para descrever um servo que se compromete voluntariamente a servir a um senhor que ele ama e respeita.  Êxodo 21:5-6Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre. Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre”.

         Entre outras palavras Paulo se a admite como sendo um servo de orelhas furadas, servia por amor. Mas JESUS define que assim como Abraão foi chamado de “amigo de Deus” porque tinha extraordinário acesso à mente de Deus por meio da revelação que Deus lhe deu e na qual creu, assim também aqueles que seguem Cristo são privilegiados com extraordinária revelação por meio do Messias e Filho de Deus; e, crendo, tornam-se “amigos” de Deus também. Foi pelo os seus “amigos” que JESUS se entregou.

         No verso 16 de João JESUS diz: que eu vos escolhi: Caso surgisse qualquer pretensão entre os discípulos em termos de orgulho espiritual por causa de privilégios que usufruíam, JESUS deixou claro que tal privilégio repousava não nos méritos deles, mas no fato de ele tê-los escolhido de modo soberano. Assim posso definir que existem dois níveis de comunhão com Deus. 

1ª Nível de Comunhão seria Servo

         Gálatas 1:10 “Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo”.

         Como os falsos mestres buscavam destruir as credenciais espirituais de Paulo, ele começou a defender o seu apostolado, explicando mais uma vez que fora designado por Deus e não por homens. Paulo havia ser tornado um servo voluntário de Cristo, o que custou a ele grande quantidade de sofrimento infligido pelos outros. Gálatas 6.17 “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago as marcas de JESUS”. O resultado físico das perseguições (cicatrizes, feridas, etc) que identificavam Paulo como uma pessoa que havia sofrido pelo o Senhor. Esse sacrifício pessoal é exatamente o oposto do objetivo de agradar aos homens. Esse é um servo de orelhas furadas que faz somente o que agrada o seu Senhor sem se importa o que outros vão pensar dele.

2ª Nível de Comunhão seria amigo. 

         2 Crônicas 20:7 “Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?” Aqui vemos o reconhecimento de quem era digno de ser chamado de amigo.

Leon Tolstoi, escritor e poeta russo, disse: “A palavra pode unir os homens, a palavra pode também separá-los, a palavra pode servir o amor como pode servir a amizade e o rancor. Livra-te da palavra que pode provocar o ódio”. No caso de Abraão o que fez a diferença foi seu exemplo em relação à ordenança de Deus. Ele não discutiu a palavra de Deus em saber se Ele estava certo ou errado simplesmente ele fez isso é o que o torna amigo de Deus. E dessa maneira ele criou uma atmosfera de comunhão extremamente profunda.

         Tiago 2:23” E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”. Ele foi chamado de amigo devido a sua obediência. A Bíblia nos informa que amar é um mandamento, ela repedidas vez nos fala amor chegamos a entender que amor é um sinônimo de obediência. Se você ama a Jesus obedece a seus mandamentos João 15:14 “Vós sois meus amigos se fazeis o que Eu vos mando”. Por que a obediência está ligada ao amor? Porque reflete unidade entre os crentes – uma unidade de espirito dentro de um grupo de irmãos é fundamental. 1 João 3.11 “A mensagem que vocês ouviram desde o principio é esta: que nos amemos uns aos outros”.

         Cristo que nos eleva ao nível mais profundo de comunhão com Ele. Vamos aprender serem amigos de Deus, pois ele deseja que nos tornemos assim. Pois nos nível de amizade vamos do amor que estar ligado à obediência quem ama obedece.

Conclusão

         Ele só corrige a quem ele ama já imaginou se Cristo esta corrigindo é porque ele te ama. Deixe mergulhar nos braços da misericórdia de Cristo Ele vai mudar toda a sua historia deixe ele te colocar no prumo. Deixem-no esquadrinhar o seu ser e você vai descobrir a dimensão que é servir e ser amigo de Deus.    

 

 

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"
Manoel Ferreira (Arapiraca, 30 de maio de 1932) é um ministro de culto evangélico e político brasileiro filiado ao Partido Social Cristão (PSC) do estado do Rio de Janeiro. É o Presidente Vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (CONAMAD). Manoel Ferreira foi consagrado a evangelista em 1960 em São Paulo e ordenado pastor em 1964 na Assembleia de Deus de Madureira pelo pastor Paulo Leivas Macalão. Foi presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil(CGADB) de 1983 a 1985. Nesse período, assumiu, em julho de 1983, a presidência da Confederação das Assembleias de Deus Sulamericanas (CADSA), e, em 1986, presidiu a Conferência Pentecostal Sulamericana, em São Paulo. Concorreu à presidência da CGADB novamente em 1987, mas perdeu para o Pr. Alcebiades Pereira Vasconcelos, eleito com 2.140 votos. Assumiu a presidência da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em 1 de maio de 1987. Em 1993 fundou o Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), do qual é Presidente. Em 1997, recebeu o título de bispo pela Igreja Pentecostal de Moscou, para substituir um dos doze bipos líderes daquela igreja russa, que fora apoiada pela AD de Madureira na compra e inauguração do seu primeiro templo, nos jardins da antiga KGB. O título foi reconhecido, em caráter excepcional, pela CONAMAD. Tornou-se presidente vitalício da CONAMAD em 1999. Casado com Irene da Silva Ferreira, desde 5 de maio de 1957, teve cinco filhos (Samuel, Abner, Wagner, Magner e Vasti). É formado em Sociologia pela Faculdade Toledo Pizza de Bauru, em Teologia pela Instituto Bíblico Batista de São Paulo e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi candidato a senador em 2002 e a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa de Luiz Paulo Conde em 2004. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PTB.

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"
Bispo Samuel Ferreira Natural de Garça, interior de São Paulo, Bacharel em Direito pela UNIP. Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus), posteriormente se formou como bacharel, mestre e doutor em teologia. O pastor é Presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP) e também Presidente da CONEMAD-SP ( Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo), Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia (GO). Casado há mais vinte anos com a pastora Keila Ferreira, é pai de Manoel Ferreira Netto, hoje pastor da Assembleia de Deus em Campinas e da evangelista Marinna Ferreira, líder da Frente Jovem do CORAFESP e integrante do ministério de louvor Brás Adoração. É autor de livros, como: ‘Os três grandes conselhos’, ‘Como superar a Crise de Esperança no Mundo’ e ‘Inveja, a síndrome do Punhal’. A Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera e tradicional. Em 2006 ao assumir a Assembleia de Deus no Brás, Pastor Samuel Ferreira de imediato implantou o plano de crescimento, sendo um dos responsáveis por uma grande mudança de mentalidade e costumes na estrutura da Assembleia de Deus.

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"
HOMEM DE DEUS QUE LIDERA A NOSSO MINISTERIO ALI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E TODO O BRASIL DA MESA DA CONVENÇÃO

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"
LIDERANÇA DO MINISTERIO DE MADUREIRA