quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Os segredos dos salmos 23.




 

            Antes de chegarmos aos salmos 23 “O Senhor é meu pastor” temos os salmos da cruz 22, que “Meu Deus, Meus Deus, porque me desamparaste?” Antes da tranqüilidade da paz vem aflição vemos a maior de todas as maiores aflições a de Cristo no calvário, pois esta foi sua interrogação na Cruz. Para depois chegar ao céu.

            Cristo o nosso Bom Pastor, o nosso líder Divino, a nossa providência, o alimento espiritual, o descanso a nossa orientação, a restauração, Proteção, Presença Divina, Segurança em Deus. Podemos ver aqui os nomes de Deus nestes Salmos.

1ª JEOVÁ-RA’AH “O Senhor meu pastor”.

            Os peregrinos na terra sentem a necessidade de um Pastor Mateus 9.36 “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” Sempre há uma direção, uma condução.

            Ele foi movido de compaixão. Enquanto Deus é imutável, não esteja sujeito aumento, diminuição ou mudança de emoções Números 23.19  “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura tendo ele dito não fará, ou tendo falado não o realizará?”. Cristo quando veio à terra, apesar de todas as faculdades humanas, era às vezes, literalmente, era levado as lágrimas ao ver a situação dos pecadores.

            Vers 4. Ainda que eu ande pelo o vale da sombra e morte, não temeria mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”. Devemos parar de vender um evangelho barato que não tem sofrimento algum.

            ●O diácono Estevão enfrentou um profundo “vale da sombra da morte” ao ser inquirido diante do Sinédrio pelos inimigos do evangelho. Quando lhes deu testemunho da verdade, a Biblia diz que os ouvintes “enfureciam-se no seu coração e rangiam os dentes contra ele (Atos 7.54)

            ● Em seguida Estevão foi levado para fora da cidade para ser apedrejado. Em todo o tempo ele segurou – pela fé – o cajado do Bom Pastor: também aqui deve-se mencionar que ele já havia recebido o Espírito Santo e que, diante do seu profundo “Vale da sombra da morte”, o Senhor lhe concedeu a singular força do Alto, ou seja, estava cheio do Espírito Santo. Enquanto sucumbia diante de seus algozes, ainda conseguiu interceder por estes: “Senhor, não lhes imputes este pecado!” Atos 7.60

 

2ª JEOVÁ-JIREH “O Senhor provê” ou “O Senhor providencia”.

            Genesis 22.14 “E pôs Abraão por nome àquele lugar – O Senhor proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” Aqueles que sentem desamparados aprendem que ele é a nossa providencia. João 6.35 “E Jesus lhes disse: Eu sou pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.” O povo estava numa cegueira espiritual tão grande que não estava entendo que JESUS se referia a ele mesmo como o pão da vida.

            ● Mas para aqueles que necessitam de alimento físico ele também tem a provisão. Salmo 34 9-10 “Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará”.

 

 

3ª JEOVÁ-SHALOM “O Senhor é a nossa paz”.

 

            Vers 2. “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.

            ● Enquanto o mundo pensa que propaga a paz em seus movimentos ecumênicos. Na verdade falam de uma falsa paz que não tem. Somente quem realmente tem Jesus, pode falar de paz.

            ● Romanos 10.9 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” Não é um simples reconhecimento de que ele é Deus e Senhor do mundo, visto que até os demônios reconhecem isso como algo verdadeiro. E a profunda convicção pessoal, sem reservas, de que Jesus é o próprio Senhor da pessoa.

 

4ª JEOVA-RAFA “O Senhor que cura”

 

            Vers 3. “Refrigera a minha alma” Aos que jazem em leitos de doença manifestas-lhes como o Senhor que cura. Êxodo 15.26 “E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos,e guardares todos seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor que te sara.”

            Deus sempre cura os que te obedecem as suas instruções divinas e orientações.

 

5ª JEOVÁ-TSIDKENU “O Senhor nossa justiça”

           

            Vers 3. “guia-me pelas veredas da justiça por amor a seu nome”

            Jeremias 23.6 “Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça nossa”.

            Nos Salmos 16.11 lemos: “tu me farás ver os caminhos da vida” e imediatamente após fala de alegrias eternas, isso nos mostra que cada caminho, pelo o qual o Bom Pastor nos conduz “por amor a seu nome”, sempre tem a ver com a eternidade. Significa que cada caminho em que andamos aqui na terra e cada trilha que percorremos, pela a vontade do Senhor, tem o esplêndido alvo: a eterna morada no Céu.

            A estrada da eternidade tem obstáculos como Apostolo Paulo fala em 2.Coríntios 4.17-18 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação ( ou dificuldade) produz para vos eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem são eternas”.

 

6ª JEOVÁ-NISSI “O Senhor é nossa bandeira”

 

            Vers 5. “Preparas uma mesa na presença de meus adversários”

Êxodo 17: 8-15 Vers 15 “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O Senhor é a minha bandeira”.  Moisés declarou que o próprio Senhor era o estandarte de seu povo. Deus resolveu riscar Amaleque da historia Deus tomou a causa para si.

            “Unges a minha cabeça com Óleo; o meu cálice transborda.” A cabeça fala de governo liderança, óleo de poder e unção o cálice somos-nos que precisamos ser cheio até transbordar na presença de YHWH. Assim deve ser Deus em nossas vidas, Ele tem que ser o grande EL-SHADDAI “O Deus que é suficiente para as necessidades do seu povo”

            ● Ele tem o EL-OLAM “O Eterno Deus” o imutável em nossas vidas. Não podemos mudar por que ele não muda.

 

7ª JEOVÁ-SHAMMAH “O Senhor estar ali”

 

Vers 6. “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias.”

            Ezequiel 48:35 “Dezoito mil côvados em redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: O Senhor estar ali.” O salmista Davi fala de quando chegar o grande dia de habitar eternamente nas mansões celestiais. Quando todas as promessas feitas incondicionais feitas a Israel na Aliança Abraâmica (Gn 1.2) na aliança sacerdotal (Num 25) na aliança davídica (2 Samuel 7) e a nova aliança(Jeremias 3.1) foram cumpridas. Deus voltará habitar no meio de seu povo.

            E nós que somos enxertos na oliveira, também chegaremos lá para habitar na casa do Senhor por todos os dias.

 

Conclusão

                        Devemos sempre trazer em nossas mentes o que salmos quer nos falar não devemos somente ler sem compreender peça ao Espírito Santo te ensinar a prática essas verdades e esperar somente no Senhor.



Ev. Leandro Ricardo Ribeiro Dos Santos Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa Deus usar você.

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"
Manoel Ferreira (Arapiraca, 30 de maio de 1932) é um ministro de culto evangélico e político brasileiro filiado ao Partido Social Cristão (PSC) do estado do Rio de Janeiro. É o Presidente Vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (CONAMAD). Manoel Ferreira foi consagrado a evangelista em 1960 em São Paulo e ordenado pastor em 1964 na Assembleia de Deus de Madureira pelo pastor Paulo Leivas Macalão. Foi presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil(CGADB) de 1983 a 1985. Nesse período, assumiu, em julho de 1983, a presidência da Confederação das Assembleias de Deus Sulamericanas (CADSA), e, em 1986, presidiu a Conferência Pentecostal Sulamericana, em São Paulo. Concorreu à presidência da CGADB novamente em 1987, mas perdeu para o Pr. Alcebiades Pereira Vasconcelos, eleito com 2.140 votos. Assumiu a presidência da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em 1 de maio de 1987. Em 1993 fundou o Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), do qual é Presidente. Em 1997, recebeu o título de bispo pela Igreja Pentecostal de Moscou, para substituir um dos doze bipos líderes daquela igreja russa, que fora apoiada pela AD de Madureira na compra e inauguração do seu primeiro templo, nos jardins da antiga KGB. O título foi reconhecido, em caráter excepcional, pela CONAMAD. Tornou-se presidente vitalício da CONAMAD em 1999. Casado com Irene da Silva Ferreira, desde 5 de maio de 1957, teve cinco filhos (Samuel, Abner, Wagner, Magner e Vasti). É formado em Sociologia pela Faculdade Toledo Pizza de Bauru, em Teologia pela Instituto Bíblico Batista de São Paulo e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi candidato a senador em 2002 e a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa de Luiz Paulo Conde em 2004. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PTB.

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"
Bispo Samuel Ferreira Natural de Garça, interior de São Paulo, Bacharel em Direito pela UNIP. Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus), posteriormente se formou como bacharel, mestre e doutor em teologia. O pastor é Presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP) e também Presidente da CONEMAD-SP ( Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo), Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia (GO). Casado há mais vinte anos com a pastora Keila Ferreira, é pai de Manoel Ferreira Netto, hoje pastor da Assembleia de Deus em Campinas e da evangelista Marinna Ferreira, líder da Frente Jovem do CORAFESP e integrante do ministério de louvor Brás Adoração. É autor de livros, como: ‘Os três grandes conselhos’, ‘Como superar a Crise de Esperança no Mundo’ e ‘Inveja, a síndrome do Punhal’. A Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera e tradicional. Em 2006 ao assumir a Assembleia de Deus no Brás, Pastor Samuel Ferreira de imediato implantou o plano de crescimento, sendo um dos responsáveis por uma grande mudança de mentalidade e costumes na estrutura da Assembleia de Deus.

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"
HOMEM DE DEUS QUE LIDERA A NOSSO MINISTERIO ALI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E TODO O BRASIL DA MESA DA CONVENÇÃO

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"
LIDERANÇA DO MINISTERIO DE MADUREIRA