quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como errar o alvo?


Como errar o alvo?

1 Crônicas 13.6,7
Introdução
            Quero fazer uma retrospectiva do tempo em que Arca da Aliança ficou com os Filisteus. Esta passagem se encontra em 1 Samuel 5.5 . Quando os Filisteus capturaram a Arca levaram a Ebenézer para Asdode, ou “Fortaleza”, Asdode era uma cidade dos Filisteus situada entre Gaza e Jope. Após tudo ter acontecido na cidade, o medo a abateu os sacerdotes e ninguém mais ousou pisar na soleira da porta daquele templo novamente. Eles reconheceram que a Arca do Deus de Israel estava acima de todos os deuses e ídolos, portanto todos os deuses dos pagãos deviam se curvar diante do Deus de Israel. Isaias 42.8 “Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura”.
            Vale à pena comparar esse acontecimento com a prisão do Senhor Jesus Cristo, “A Arca de Deus”, narrada no evangelho de João(Jo 18.1-6). Quando os soldados do templo vieram prender Jesus no Getsêmani. Ele mencionou o Nome de Deus, “Eu sou” – nome revelado a Moisés na sarça ardente e mais tarde invocado sobre a Arca da Aliança – e os soldados caíram em terra. Isso é significativo do fato de que todos irão se curvar perante o Senhor. Os ídolos e os homens não passam de coisas vãs diante da Arca de Deus personificada no Senhor Jesus Cristo.
            Não só Dagom e seu templo foram abandonados, Deus também atingiu a cidade de Asdode com uma praga de tumores (a Septuaginta acrescenta, e ratos). A mão de Deus pesou em castigos sobre Dagom e sobre o povo de Asdode, que adorava o deus-peixe. Essas pragas faziam parte das maldições da lei (Dt 28.27).
            O povo de Asdode reuniu os governantes dos filisteus para discutir o que fazer com a Arca. Os governantes sugeriram que a Arca fosse enviada para a Cidade de Gate, que significa “lagar”, uma das cinco principais Cidades dos filisteus I Samuel 5. 8,9.
            É Interessante comparar as perguntas que os habitantes de Gate fizeram com relação à Arca e as questões que foram feitas em relação ao Senhor Jesus Cristo no Novo Testamento.
            “O que faremos com a Arca do Deus de Israel?” (1Sm 5.8)
            “Que farei então com Jesus, chamado Cristo?” (Mt 27.22)
            “O que faremos com a Arca do Senhor?” (1Sm 6.2)
            “O que farei com aquele a quem vocês chamam rei dos Judeus?” (Mc 15.12). Passa uma ideia que Jesus Cristo é Tipificação da Arca da Aliança que era o símbolo da presença do Senhor.
            Os Cidadãos de Gate também foram atingidos por tumores da mesma forma enviaram para a cidade de Ecrom que significa “migração” ou “Aridez”  1Sm 5.10-12. Mas de igual forma foram atingidos de tumores.
            Os sacerdotes e lideres religiosos decidiram enviar de volta a Arca para Judá, enviando cinco ofertas pela a culpa. Eles fizeram imagens de cinco tumores e cinco ratos de ouro. Foram atreladas na carroça duas vacas leiteiras que ainda não tinham recebido jugo. Os bezerros foram tirados e deixados no curral. As vacas deixaram os bezerros para trás e saíram mungindo. Não se desviaram para esquerda ou direita chegaram à terra de Judá nos campos de Josué que significa “Jehoshua é salvação” na cidade Bete-Semes.
            Arca passou Bete-Semes, logo depois os homens olharam para dentro da Arca e morreram 50.070 pessoas, nos versículos 19 e 20 de 1Sm 6. Precisamos entender algo.
1ª O povo de Deus precisa respeitar o modo de agir do Deus Santo.
            ● Observem bem o que levou eles olharem foi orgulho, arrogância e uma fútil curiosidade.
            ● Os homens de Bete-Semes reconheceram que ninguém poderia permanecer na presença de um Deus tão santo e que Ele só habitaria no meio de seu povo nas condições estabelecidas por Ele mesmo. 
            ● O povo de Deus envia mensageiro a Quiriate-Jearim significa “cidade dos campos” uma cidade gibeonita que pertencia a Judá, pedindo que seus moradores viessem buscar a Arca de Deus. 1 Samuel 7.1,2 os homens de Quiriate-Jearim foram Buscar a Arca e depois a levaram para casa de Abinadade, onde consagrou seu filho Eleazar para guarda a Arca na casa de seu pai.
            ● Depois foi a Gibeá durante o reinado de Saul. É possível que a Arca, depois de ter ficado algum tempo em Gibeá, tenha sido levada de volta e colocada em Quiriate-Jearim (ou seja, “Baalá de Judá”), na casa de Abinadabe, na região de Gibeá.
            ● Chegou o tempo em que Saul e seu filho Jônatas foram mortos e Davi subiu ao trono de Israel. Depois da terceira unção de Davi como rei de Israel, ele desejou que a Arca do Deus fosse trazida para o seu devido lugar. Agora amados a mais um principio que se aplica aqui.
2ª Os outros podem: mas você não pode.
            Davi consultou os chefes das famílias levitas e os levitas e os lideres da nação, expressando seu desejo de trazer a Arca do Senhor, lembrando-os que eles não tinham se importado com a Arca nos dias do rei Saul. (1 Cr 13.3) “tornemos a trazer para nós a Arca do nosso Deus: porque não buscamos no dias de Saul.”
            O que fez Davi? (1 Cr 13.7) “E levaram a Arca de Deus sobre um carro novo, da casa de Abinadade; e Uzá e Aiô guiavam o carro.” Da mesma forma que os Filisteus, ele fez. A carroça nova dos Filisteus tinha sido queimada, assim Davi teve que fazer outra carroça.
            (2 Sm 6.5). Uzá e Aiô. Dois filhos de sacerdote conduziam a carroça enquanto Davi e todo Israel começavam a dançar diante de Deus com todas as suas forças. Harpas, saltérios, címbalos, trombetas e cânticos que ecoavam pelo caminho.
            ● O que aconteceu? Enquanto o povo se alegrava e dançava, os bois tropeçaram numa eira em Quidom. Uzá estendeu a mão e segurou a Arca, impedindo-a de cair da carroça nova. A ira de Deus se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu mortalmente. Ele morreu diante da ARCA  DE DEUS! (No hebraico Arca significa “retire sua mão”).
            ● Tudo isso era para ensinar o rei Davi ele não podia imitar os inimigos de Deus.
            Deus estava ensinando que precisamos aprender que uma coisa certa não deve ser feita de maneira errada.
            ● Arca era apenas uma peça de madeira de acácia revestida de ouro. O que importava era o que significava para Deus. (Lv 10.3) “ E disse Moisés a Arão: Isto é o que o Senhor falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegue a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.” (Is 52.11) “Retirai-vos, retirai-vos, sai daí, não toqueis coisa imunda; sai do meio dela, purificai-vos, vós que levais os utensílios do Senhor.”
3ª Devemos trilhar o caminho certo da maneira certa.
            O Senhor tinha ordenado pela boca de Moisés que a Arca devia ser transportada nos ombros dos levitas. As varas de madeira de acácia revestidas de ouro deveriam estar sempre colocadas nas argolas laterais, quer em movimento, quer parada. (Ex 25.10-15).
            ● Arca em trânsito devia ser apoiada sobre os ombros dos sacerdotes. Números 4.4-15. Aqui podemos ver uma minuciosa descrição de como deveria ser transportada Arca da Aliança e seus utensílios do Tabernáculo. Apenas da tribo de Levi e da família dos Coates poderiam levar.
           
Conclusão
            Deus permitiu que os bois tropeçassem para fazer com que Davi buscasse a face do Senhor e se sujeitasse à sua ordem, conforme registrada na palavra dada a Moisés. Davi não se atreveria a fazer mais nada.
            Atualmente, muitos grupos e instituições do povo de Deus estão construindo “carroça nova” para tentar obter a presença e a benção de Deus entre eles. O que significa essa “carroça nova”? “Carroça nova” representa qualquer recurso religioso fabricado pelo o homem, contrário à Palavra de Deus, usado para trazer de volta a presença de Deus em uma congregação decadente espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa Deus usar você.

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"

BISPO PRIMAZ MANOEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM CONHEÇA MAIS"
Manoel Ferreira (Arapiraca, 30 de maio de 1932) é um ministro de culto evangélico e político brasileiro filiado ao Partido Social Cristão (PSC) do estado do Rio de Janeiro. É o Presidente Vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (CONAMAD). Manoel Ferreira foi consagrado a evangelista em 1960 em São Paulo e ordenado pastor em 1964 na Assembleia de Deus de Madureira pelo pastor Paulo Leivas Macalão. Foi presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil(CGADB) de 1983 a 1985. Nesse período, assumiu, em julho de 1983, a presidência da Confederação das Assembleias de Deus Sulamericanas (CADSA), e, em 1986, presidiu a Conferência Pentecostal Sulamericana, em São Paulo. Concorreu à presidência da CGADB novamente em 1987, mas perdeu para o Pr. Alcebiades Pereira Vasconcelos, eleito com 2.140 votos. Assumiu a presidência da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira em 1 de maio de 1987. Em 1993 fundou o Conselho Nacional de Pastores do Brasil (CNPB), do qual é Presidente. Em 1997, recebeu o título de bispo pela Igreja Pentecostal de Moscou, para substituir um dos doze bipos líderes daquela igreja russa, que fora apoiada pela AD de Madureira na compra e inauguração do seu primeiro templo, nos jardins da antiga KGB. O título foi reconhecido, em caráter excepcional, pela CONAMAD. Tornou-se presidente vitalício da CONAMAD em 1999. Casado com Irene da Silva Ferreira, desde 5 de maio de 1957, teve cinco filhos (Samuel, Abner, Wagner, Magner e Vasti). É formado em Sociologia pela Faculdade Toledo Pizza de Bauru, em Teologia pela Instituto Bíblico Batista de São Paulo e pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi candidato a senador em 2002 e a vice-prefeito do Rio de Janeiro na chapa de Luiz Paulo Conde em 2004. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo PTB.

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"

BISPO SAMUEL FERREIRA "TOQUE A IMAGEM E CONHEÇA A SUA HISTORIA"
Bispo Samuel Ferreira Natural de Garça, interior de São Paulo, Bacharel em Direito pela UNIP. Sua formação teológica iniciou-se pelo IBAD (Instituto Bíblico da Assembleia de Deus), posteriormente se formou como bacharel, mestre e doutor em teologia. O pastor é Presidente da Assembleia de Deus no Brás (SP) e também Presidente da CONEMAD-SP ( Convenção Estadual das Assembleias de Deus – São Paulo), Presidente Executivo da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira), Presidente da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo, e diretor Executivo da Editora Betel, com sede na capital do Rio de Janeiro e filiais em Campinas, São Paulo e Goiânia (GO). Casado há mais vinte anos com a pastora Keila Ferreira, é pai de Manoel Ferreira Netto, hoje pastor da Assembleia de Deus em Campinas e da evangelista Marinna Ferreira, líder da Frente Jovem do CORAFESP e integrante do ministério de louvor Brás Adoração. É autor de livros, como: ‘Os três grandes conselhos’, ‘Como superar a Crise de Esperança no Mundo’ e ‘Inveja, a síndrome do Punhal’. A Assembleia de Deus é a maior denominação pentecostal do País – estima-se que tenha 15 milhões de adeptos, cerca de metade dos protestantes brasileiros –, historicamente ela foi caracterizada pela postura austera e tradicional. Em 2006 ao assumir a Assembleia de Deus no Brás, Pastor Samuel Ferreira de imediato implantou o plano de crescimento, sendo um dos responsáveis por uma grande mudança de mentalidade e costumes na estrutura da Assembleia de Deus.

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"

BISPO ABNER FERREIRA DO RIO DE JANEIRO "TOQUE A IMAGEM PARA SER DIRECIONADO"
HOMEM DE DEUS QUE LIDERA A NOSSO MINISTERIO ALI NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E TODO O BRASIL DA MESA DA CONVENÇÃO

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"

BISPO OIDES DO CARMO DO GOIAS "TOQUE NA IMAGEM SEJA DIRECIONADO"
LIDERANÇA DO MINISTERIO DE MADUREIRA